Adesão ao Sisan é discutido em Céu Azul

Categoria: Noticias
Publicado: Quarta, 20 Outubro 2021

O prefeito Laurindo Sperotto recebeu no gabinete a visita do secretário executivo do Consea-PR, Valdenir Veloso Neto e do chefe do núcleo regional da SEAB, João Carlos Rocha Almeida.

No encontro foi discutido a adesão do município ao (Sisan), Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Sisan tem como objetivo central o alcance do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população, além de integrar União, Estados e Municípios na implementação de políticas públicas na área.  

Também participaram da reunião no gabinete, o vice-prefeito Rui Maccari, secretário de agricultura Gilmar Baú, gestora da secretaria de Assistência Social Fabiana Fachin, Jussara Schafaschek da equipe da Secretaria de Assistência e  Ana Paula Alegreti, nutricionista da secretaria de Educação.

CRAS promoveu oficina de autoestima

Categoria: Noticias
Publicado: Segunda, 18 Outubro 2021
A Oficina de Autoestima e Imagem Pessoal foi desenvolvida pelo CRAS através do Senac e teve como público alvo, as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção Integral à Família - PAIF, que tem como principal objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura dos laços, promover o acesso aos direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
A oficina teve como instrutoras, a psicóloga Camila Campos Clavisso e a instrutora de beleza Leonice Stefan, foi coordenada pela psicóloga do CRAS Andreia Cristina de Oliveira e contou com ampla participação das mulheres.
O encerramento contou com a presença do prefeito Laurindo Sperotto e da primeira dama Iolanda Bazzo Sperotto, vereadora Maria de Fátima, secretário de Planejamento Eliazar José Brizolla, secretária de Administração Jheffany Anschau, gestora da secretaria de Assistência Social Fabiana Fachin e equipe do CRAS.
Segundo os coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social, esta oficina é apenas uma de muitas outras que o CRAS pretende desenvolver.

Céu Azul terá rodízio no abastecimento a partir de quinta-feira (30)

Categoria: Noticias
Publicado: Quarta, 29 Setembro 2021

CRISE HÍDRICA

Céu Azul terá rodízio no abastecimento a partir de quinta-feira (30)

Sanepar recomenda que a população colabore com o uso da água para tarefas prioritárias

O abastecimento de água em Céu Azul será feito de forma alternada, a partir desta quinta-feira (30). A medida é necessária porque a estiagem severa diminuiu drasticamente a vazão dos três poços que abastecem os moradores da cidade, reduzindo em 50% a captação e a produção de água tratada.

A gerente geral da Sanepar, Rita Camana, diz que a estiagem prolongada está atingindo diversas cidades do Paraná e o Monitor da Seca, da Agência Nacional de Águas (ANA), alerta que 98% do território paranaense está em seca grave.  "Sem água nos mananciais, não conseguimos manter a regularidade no abastecimento. Por esta razão, a alternativa neste momento é escalonarmos a distribuição para garantir que todos recebam a água por algumas horas durante o período de 24h". Rita diz ainda que a normalização do abastecimento depende da regularidade das chuvas e da colaboração de todos. "A medida é temporária e, se cada um contribuir e fizer a sua parte com o uso racional da água, serão amenizados os impactos da falta de água", alerta a gerente.

A cidade foi dividida em dois setores que terão interrompido o fornecimento de água um dia sim e no outro não. O fechamento, inicialmente, será das 8h às 18h, com previsão de normalização gradativa a partir das 22h. Dependendo do comportamento do sistema, esse horário poderá ser ampliado ou reduzido. 

Plano de rodízio para Céu Azul – de 30/09 a 18/10

 

Céu Azul teve programação especial no Dia da Árvore

Categoria: Noticias
Publicado: Segunda, 27 Setembro 2021

Em uma parceria, Instituto Água e Terra (IAT) e Prefeitura Municipal, no último dia 21 de setembro, Dia da Árvore, aconteceu mais uma etapa da ação: Paraná Mais Verde, com o plantio de 3.000 árvores nativas no município.

As mudas doadas pelo IAT foram plantadas na localidade de Dois Irmãos, devolvendo o verde a uma área degradada e também na localidade de Nova União.

Alunos de escolas municipais participaram do projeto que, além do plantio, contou com a distribuição de mais 1.000 mudas de árvores frutíferas nativas para a comunidade.

O prefeito municipal Laurindo Sperotto juntamente com toda a equipe da secretaria de Meio Ambiente participaram das atividades.

Remodelação no Cemitério Municipal

Categoria: Noticias
Publicado: Segunda, 27 Setembro 2021

Já teve início o serviço de terraplanagem no Cemitério Municipal. No local da obra serão construídos gavetários e ossário.

Com o crescimento populacional e a natural diminuição do espaço físico do Cemitério, a Administração Municipal iniciou um completo projeto de reestruturação do local.  

O projeto inicial prevê a construção de 80 gavetas obedecendo todas as normas técnicas e ambientais.

A partir de agora é imprescindível que antes de realizar sepultamentos ou mesmo reformas de jazigos, os interessados adquiram sua autorização prévia junto a Prefeitura Municipal no setor de Tributação.

O gavetário é uma alternativa aos túmulos tradicionais e apresenta uma série de vantagens, a começar pelo custo menor se comparado ao jazigo tradicional.

Já os ossários são espaços construídos para a guarda dos ossos após a exumação e são utilizados como forma de manter, com todo respeito e cuidado, a memória da passagem de nosso ente querido por este mundo.

Por utilizar um espaço menor, os ossários são vistos como uma solução racional e econômica para a guarda dos restos mortais.

 

ACV tem assembleia marcada

Categoria: Noticias
Publicado: Terça, 21 Setembro 2021

Vacinômetro 17 de setembro com detalhamento de doses

Categoria: Noticias
Publicado: Sexta, 17 Setembro 2021

Vacinômetro 16 de Setembro

Categoria: Noticias
Publicado: Quinta, 16 Setembro 2021

Vacinômetro 15 de setembro

Categoria: Noticias
Publicado: Quarta, 15 Setembro 2021

Obras de melhoria são liberadas no Cemitério Municipal

Categoria: Noticias
Publicado: Terça, 14 Setembro 2021

 

Paralelo ao serviço de cadastramento imobiliário que o município de Céu Azul está realizando com a empresa CTMGEO, também o Cemitério Municipal está passando por um processo de reestruturação de normas e cadastramento dos jazigos. 

No local, agora poderão ser realizadas reformas, embelezamento ou construções, desde que antes o interessado adquira sua autorização junto a Prefeitura Municipal. 

É importante que os proprietários de jazigos sem identificação ou em situação de abandono, procurem pela Prefeitura Municipal para realizar sua regularização. 

O trabalho de cadastramento dos jazigos no Cemitério tem sido constante e envolve a equipe do setor de Tributação da Prefeitura, e todos os estagiários que atuam no paço municipal.