Passa de R$ 28 milhões a soma dos projetos em andamento em Céu Azul

O ano de 2017 foi de muito trabalho na Administração Municipal de Céu Azul. O prefeito Germano Bonamigo traçou um plano de trabalho que resultou, desde os primeiros dias de governo, em uma incessante busca por recursos para investimento em obras e aquisições. Foram inúmeras viagens à Capital do Estado e duas a Brasília, sem contar uma antes mesmo de assumir o cargo.

Somados os investimentos com recursos próprios, que já foram realizados, com os convênios já assinados e os projetos em andamento, que têm as palavras empenhadas de deputados estaduais e federais, secretários de Estado e ministros, a soma alcança a significativa cifra de R$ 28 milhões. “Nem tudo está 100% garantido, mas estamos trabalhando para isso”, lembra Germano.

Na contabilidade das conquistas, os valores estão separados em: realizados, garantidos e projetos em andamento. Um dos convênios com a Itaipu, por exemplo, que já está em execução, no valor de R$ 6,2 milhões, tem obras previstas para serem realizadas até o último ano do mandato. Ainda com a Binacional, outros dois projetos: Lago Municipal / Revitalização do Bosque e Centro de Atividade Física de Boa Vista, somados, passam de R$ 5,5 milhões. (Veja ilustrações gráficas em 3D do Lago/Bosque Municipal).

Uma das maiores preocupações do chefe do Executivo é com a malha viária urbana, bastante deteriorada. A recuperação das vias que ligam o Bairro Boa Vista (Rua Paulo Wichoski) à cidade e da Avenida Nilo Bazzo, da altura do trevo Borssato até o campo de suíço da Lar, já têm os processos licitatórios em andamento, com valores superiores a R$ 900 mil. Outros projetos, por meio de emendas parlamentares e financiamentos, para recapes asfálticos, chegam a R$ 2,4 milhões.

“É difícil falar rapidamente de todos os projetos que temos em curso, detalhando um por um. Mas aos poucos vamos divulgando à população o que estamos realizando”, garantiu Germano. O prefeito esclarece ainda que alguns projetos vão demandar um certo tempo para serem definitivamente conquistados, mas, segundo ele, a equipe da Secretaria de Planejamento do Município tem trabalhado duro para a consecução dos recursos.

De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento, o engenheiro João Sakai, que há anos trabalha na Prefeitura, “nunca se trabalhou tanto na elaboração de projetos que fundamentam os convênios que o prefeito e equipe estão conquistando”, afirma. O projeto do Lago Municipal, por exemplo, foi inteiramente concebido pela equipe da Prefeitura.

(FOTOS: Ilustrações em 3D da revitalização do Bosque e construção do Lago Municipal)

PARQUE ECOLÓGICO DE CÉU AZUL (Lago Municipal / Bosque Geraldo Batista Chaves) – Valor estimado R$ 3,2 milhões. O projeto prevê o cercamento do Bosque em toda sua extensão, com construção de calçadas no entorno. No interior do Bosque será construído um auditório ecológico, com 120 lugares, que vai abrigar eventos voltados ao meio ambiente. As paredes serão em vidro com estrutura de madeira aparente. Ainda dentro do Bosque uma lago ornamental, maior que o antigo laguinho que existia no local, será represado por uma barragem que vai lembrar a de Itaipu Binacional, incluindo os vertedouros.

Logo abaixo do Bosque será construído o Lago Municipal, entre as ruas Professor Daniel Muraro e Irmã Carmelita Maria Cecília de Jesus. Com uma lâmina d’água de aproximadamente de 6.000 m2, o lago terá uma pista de caminhada no entorno, iluminada com lâmpadas de led, alimentadas por energia solar. A estrutura prevê ainda a construção de duas academias e playgrounds.