O EcoExpresso Sanepar mostrou o caminho da água em Céu Azul

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) trouxe a Céu Azul o EcoExpresso Sanepar – Projeto do Rio ao Rio. Um ônibus especialmente preparado com maquetes, painéis e outros recursos para disseminar práticas de preservação da água.

Quem visitou pode acompanhar o caminho que a água percorre até chegar às casas. O trajeto começa nas nascentes, passa pela formação de rios e barragens, pela captação de água, pela estação de tratamento, reservatórios e redes de distribuição até chegar às residências.

Depois de utilizada, a água procedente do uso doméstico (o esgoto) sai das casas para chegar às estações de tratamento de esgoto. Nessa parte, destaca-se a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria de águas pluviais.

Quando o esgoto chega às estações de tratamento, observa-se a diferença entre a bacia hidrográfica utilizada para captação de água de abastecimento público e a bacia que recebe o efluente, esgoto já tratado. Nesta parte do trajeto, a Sanepar também explica como o lodo, proveniente do processo de tratamento de esgoto, pode ser utilizado na agricultura e como a empresa faz o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

A maquete apresenta ainda uma casa com realidade aumentada, com detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio das conexões, caixa de gordura e a conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI). Em todo esse caminho, o uso consciente da água ganha destaque, assim como a conservação de matas ciliares e o consumo consciente de recursos naturais.

(Com informações de Célia Regina Giacomel, assistente social).