Lago Municipal e Centro de Atividade Física de Boa Vista têm projetos encaminhados

Na terça e quarta-feira (16 e17/01) o prefeito Germano Bonamigo cumpriu uma agenda de reuniões com a direção da Itaipu Binacional. Na primeira (16/01), tratou do programa da CBF Social (leia matéria: Projeto Gol do Brasil da CBF pode vir a Céu Azul). Já na quarta-feira (17) foram duas reuniões, em uma delas os projetos do Parque Ecológico de Céu Azul (Lago Municipal) e do Centro de Atividade Física e Esportiva do Bairro Boa Vista, foram discutidos.

O que todos estes encontros tiveram em comum é a articulação do deputado federal Evandro Roman, que tem tomado a frente das negociações com a Binacional. O parlamentar tem mostrado um bom trânsito junto a direção da Itaipu e aberto portas para a discussão dos projetos que, se forem todos aprovados, e tudo está bem encaminho para isso, devem alcançar investimentos superior a R$ 11 milhões.

“Estamos garantindo obras para os próximos três anos do mandato”, afirma o Germano. Segundo o Prefeito, os valores do Lago e Centro de Atividade Física, podem sofrer variações, caso a Itaipu solicite adequações nos projetos, mas a grosso modo os totais não devem sofrer grandes alterações. Na reunião com o diretor de Coordenação da Itaipú, Newton Luiz Kaminski e o deputado Evandro Roman, o prefeito estava acompanhado do Engenheiro João Sakai e do secretário do Meio Ambiente e da Agricultura, Luiz Alberto Colleoni.

PARQUE ECOLÓGICO DE CÉU AZUL (Lago Municipal / Bosque Geraldo Batista Chaves) – Valor estimado R$ 2,56 milhões. O projeto prevê o cercamento do Bosque em toda sua extensão, com construção de calçadas no entorno. No interior do Bosque será construído um auditório ecológico para 120 pessoas, que vai abrigar eventos voltados ao meio ambiente. As paredes serão em vidro com estrutura de madeira aparente. Ainda dentro do Bosque uma lago ornamental, maior que o antigo laguinho que existia no local, será represado por uma barragem que vai lembrar a barragem da Itaipu Binacional, incluindo os vertedouros.

Logo abaixo do Bosque será construído o Lago Municipal, entre as ruas Professor Daniel Muraro e Irmã Carmelita Maria Cecília de Jesus. Com uma lâmina d’água de aproximadamente de 6.000 m2, o lago terá uma pista de caminhada no entorno, iluminada com lâmpadas de led, alimentadas por energia solar. A estrutura prevê ainda a construção de duas academias e playgrounds.

CENTRO DE ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA DO BAIRRO BOA VISTA – Valor estimado R$ 2,32 milhões. Será construído onde é atualmente o campo de futebol do Bairro, hoje subutilizado. No projeto uma quadra de futebol sete com grama sintética, obedecendo as medidas oficiais da Fifa, com alambrado. A iluminação será em led com alimentação fotovoltaica. Uma pista de caminhada com mais de 300 metros de extensão, circundará o espaço. Uma estrutura coberta, com 470 m2, vai abrigar uma academia (coberta) e um espaço para de ginástica. No bosque anexo ao campo (atrás da UBS), será construído um quiosque com churrasqueira e sanitários.