A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Céu Azul emitiu alerta para o grande risco de incêndios ambientais. A ocorrência de geadas, somada à queda das temperaturas e à falta de chuvas, aumentou os riscos de incêndios em vegetações de áreas urbanas e rurais, que já são mais propícias nessa época do ano.
De acordo com a nota emitida pela entidade, é necessária atenção máxima e adoção de medidas preventivas como aceiros nos entornos das lavouras, com largura entre 3 a 4 metros; deixar equipamentos como grades ou lâminas em condições de uso imediato; assim como manter tanques d’água abastecidos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Stadler, vários municípios da região vêm sofrendo com a incidência de incêndios nas áreas urbanas e rurais. “Estamos atravessando um período crítico. A baixa umidade relativa do ar, somado a falta de chuvas e ocorrência de geadas, nos colocaram em eminente risco. Em Céu Azul, graças a Deus, ainda não tivemos nenhum sinistro, mas o risco é enorme”, pondera Stadler.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, grande parte dos incêndios podem ser evitados com cuidados e prevenção. A frequente limpeza do mato, o cuidado com produtos inflamáveis, o fácil acesso à captação de água e a elaboração de um plano preventivo são medidas essenciais para que a extinção do fogo se torne mais rápida e, consequentemente, menos catastrófica. Outras precauções que devem ser tomadas são não fazer fogueiras, não jogar bitucas de cigarro pela janela dos carros, assim como outros resíduos, garrafas de vidro podem servir como uma lupa e potencializar a incidência do sol sobre a vegetação.