Céu Azul recebe caminhão de lixo

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (21), no Palácio Iguaçu, convênios com 34 municípios para a compra de caminhões para coleta seletiva de lixo. O Governo do Estado repassará cerca de R$ 8 milhões para as administrações municipais melhorarem o atendimento à população com serviço de reciclagem. “É mais uma importante iniciativa para fortalecer a coleta seletiva e garantir melhores condições de vida aos catadores. É importante que o Estado invista nessa área para gerar desenvolvimento ambiental e social ao Paraná”, disse o governador. 

Os convênios fazem parte da primeira etapa do Sistema Integrado de Coleta Seletiva, coordenado pelo Instituto Águas do Paraná, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Richa afirmou que os veículos são doação do Estado. “Esse programa é completo e será referência nacional em gestão ambiental. Nosso governo apoia os municípios, principalmente, os pequenos”, afirmou ele. 

Com o recurso, cada município atendido vai licitar a compra de um caminhão específico para coletar o lixo separadamente. Além dos 34 municípios, neste ano o Governo já repassou recursos para outros oito municípios, totalizando 42 convênios. Até 2018 a meta é atender todos os municípios de pequeno e médio porte. 

Além da compra de caminhões, o Instituto Águas do Paraná apoiará os municípios com equipamentos para separação e com capacitação dos catadores. De acordo com o diretor-geral do Águas Paraná, Iran de Rezende, o objetivo do governo estadual é implantar nos municípios cooperativas de catadores de materiais recicláveis. “Queremos acabar com o conceito de carrinheiro catador de lixo. Nosso objetivo é formar grupos de economia solidária para que repartam os lucros entre eles. Com isso, garantiremos uma vida mais digna aos trabalhadores”, afirmou Rezende. 

Ele explica que atualmente no Brasil apenas 18% dos municípios têm coleta seletiva, enquanto no Paraná são 50%. “A meta é que todos os municípios paranaenses tenham sistema de coleta seletiva. Isso contribui para o desenvolvimento social e ambiental do Estado”, afirmou. O Estado irá investir R$ 400 mil em cada município. 

PREFEITURAS - Como contrapartida, os municípios deverão disponibilizar barracão para triagem dos recicláveis, motorista para o veículo da coleta, combustível e a manutenção dos equipamentos. 

Outras iniciativas são esperadas dos municípios, como priorizar a participação de cooperativas ou de outras formas de associações de catadores de materiais recicláveis no município, apoio técnico e equipamentos para a triagem dos materiais recicláveis, retirando os catadores desses materiais das ruas, dando-lhes condições dignas de trabalho nos barracões de triagem.

O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, agradeceu o governo estadual pelo apoio aos municípios e disse que a compra de caminhões será fundamental para que as prefeituras tenham estrutura para coleta seletiva. “Essa é uma questão ambiental e social importante. Com essa medida inovadora, o Paraná vira referência em sustentabilidade”, afirmou. 

Assis Chateaubriand, localizada no Oeste paranaernse, receberá um caminhão para coleta. “Será importante para ampliarmos a reciclagem na nossa cidade”, avaliou ele, que também preside a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Com 3,4 mil habitantes, o município de Brasilândia do Sul, na região Noroeste do Estado, receberá recursos para compra do caminhão. O prefeito Marcio Marcolino disse que a prefeitura já faz a coleta seletiva, mas com veículos antigos e não adaptados. “Os municípios pequenos têm carências na área ambiental. É importante que o Estado nos dê esse suporte. Temos uma associação de catadores que será beneficiada”, afirmou ele. 

Além de Assis Chateaubriand e Brasilândia do Sul, serão atendidos nesta etapa Agudos do Sul, Altônia, Borrazópolis, Cambará, Campo Largo, Céu Azul, Colorado, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, General Carneiro, Goioerê, Guarapuava, Guaratuba, Imbituva, Ivaí, Jaboti, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Santa Rosa, Pinhão, Piraquara, Porecatú, Porto Rico, Quinta do Sol, Reserva, Santa Helena, São João, Sertanópolis, Tamboara, Terra Rica e Tijucas do Sul.

Oito municípios já receberam recursos e estão com os caminhões: Bandeirantes, Borrazópolis, Corbélia, Coronel Vivida, Mariluz, Ortigueira, Santa Izabel do Ivaí e Santa Izabel do Oeste. 

A assinatura dos convênios foi acompanhada pela secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli, pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, deputados estaduais e prefeitos.