Ação integrada busca combater mosquito Aedes aegypti em Céu Azul

Uma das ações de mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, programadas para acontecer em Céu Azul, levou para a rua dezenas de servidores de várias secretarias nesta quarta-feira (22/2).

A coordenação deste trabalho, especificamente, ficou por conta da Secretaria de Assistência Social e do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, por meio do programa Família Paranaense.

Na esquina das ruas Curitiba com a Marechal Rondon foi a concentração das equipes. Parte dos servidores foram colocados estrategicamente em outros pontos da Curitiba para a distribuição de material didático. O prefeito Germano Bonamigo acompanhou o início dos trabalhos, seguido das secretárias de Assistência Social, Naci Bonamigo e da Saúde, Verônica Ribeiro. Ele ajudou na abordagem das pessoas que transitavam pelo local, passando orientações sobre os cuidados básicos para a eliminação de criadouros e possíveis focos do mosquito, além de distribuir vasto material educativo.

A equipe reforçada por agentes de saúde e endemias, com colaboradores de toda a Rede Socioassistencial do Município, ficou de plantão o dia todo no local. Entre os materiais distribuídos estão um quebra-cabeças, imãs de geladeira, panfletos e sementes de crotalária (leia abaixo: Crotalária e Libélulas).  Para atingir de forma mais efetiva as pessoas, sobretudo aquelas que moram em áreas de risco, mais vulneráveis ao mosquito, foi desenvolvido este kit didático interativo com forte apelo visual.

O kit que foi desenvolvido para ser utilizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de todo Paraná conta com recursos interativos. Um painel “Onde está o Aedes?” apresenta um cenário onde pequenos mosquitos podem ser localizados com a ajuda de uma “lupa”. A cada mosquito descoberto, a ação do agente do Cras é feita indicando qual a forma de prevenção.

Para a secretária Naci Bonamigo, somente com a colaboração de todos, com a conscientização das pessoas sobre os riscos das inúmeras doenças que o mosquito Aedes aegypt transmite, vamos conseguir ganhar esta guerra. Céu Azul ainda não registrou nenhum caso de doenças transmitida pelo mosquito este ano, mas sofre com a presença dele e inúmeros focos são descobertos quase que diariamente. Os técnicos da secretaria da saúde realizam um trabalho constante com visitas domiciliares.

LAR FORNECEU SEMENTES E PLANTOU CROTALÁRIA

As sementes de crotalária distribuídas foram uma doação da Cooperativa Agroindustrial Lar. No terreno que abrigava o antigo entreposto a cooperativa fez o plantio da leguminosa que pode cumprir um papel importante na eliminação do Aedes aegypti (veja fotos). A atitude de Responsabilidade Social Ambiental, revela o compromisso da empresa com pessoas e valores humanos associado a um meio ambiente saudável.

CROTALÁRIA E LIBÉLULAS

No combate à dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Com o plantio da Crotalária (veja nas fotos) em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos, ela atrai a Libélula que pões seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes aegypti, transmissor da DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E FEBRE AMARELA.

Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito Aedes aegypti. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, é um dos pratos preferidos pelas Libélulas. O que pode diminuir bastante ou até mesmo acabar definitivamente com a manifestação.

ATÉ MESMO AS LARVAS (BEBÊS) DAS LIBÉLULAS CAÇAM – Como muitos insetos, Libélulas começam a vida em um estágio larval. Larvas de Libélula, ou ninfas, vivem debaixo d’água, movendo-se graças a um jato disparado de seu reto, como minúsculos torpedos. Algumas Libélulas vivem assim por até cinco anos antes de passar em período relativamente curto de seis ou sete meses como adultas. Durante a sua vida pela água, elas caçam pequenos insetos e outras larvas que encontram no caminho. Mas, em muitas espécies, a dieta não para por aí – algumas ninfas comem até girinos e barrigudinhos, usando movimentos bruscos e suas mandíbulas poderosas.