Um container carregado de cultura chega a Céu Azul

Quem passar pela praça Luiz Carlos Ruaro nesta sexta-feira, dia 06, vai perceber a presença de um container ali instalado. Não se trata de nenhuma empresa realizando obras, mas sim o projeto Container Cultural que chega ao município. O evento faz parte da comemoração dos 51 anos de Céu Azul, com Quermesse na Praça. 
A população poderá assistir, gratuitamente, ao espetáculo "Entre Tangos e Fandangos", escrito por Joanita Ramos e dirigido por Mauro Zanatta, a partir das 20h. O container-palco também estará aberto aos artistas locais. O projeto foi aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice e tem o incentivo da Copel Distribuidora e Havan.

O ESPETÁCULO

Richard Rebelo e Adriana Samaan dão vida aos personagens da peça "Entre Tangos e Fandangos". Os músicos Beto Collaço e Daniel Farah são responsáveis pela trilha sonora que embala as aventuras da dupla. O espetáculo foi concebido em linguagem adequada para teatro de rua e trata da identidade cultural a partir do encontro de um brasileiro que não se reconhece como sulamericano e uma estrangeira com sotaque espanhol, que não sabe onde nasceu. Ambos perdem o navio para a Argentina e decidem percorrer a pé o caminho até o país vizinho. Para garantir a sua sobrevivência, a dupla resolve criar um número artístico.

Além de se apresentar num container, o espetáculo traz outras novidades. O premiado iluminador Beto Bruel vai apresentar sua primeira iluminação feita com led para o teatro. Na opinião de Bruel essa alternativa tem a ver com a proposta de sustentabilidade do Container.

As idealizadoras do projeto, a jornalista Joanita Ramos e a arquiteta Paola Burkot, queriam transformar um container descartado numa espécie de espaço cultural itinerante. A ideia tomou forma e se juntou à proposta de fazer a arte chegar a pequenos municípios, onde geralmente há pouca oferta de infraestrutura e programação cultural, inclusive em áreas rurais. "O direito das populações das cidades pequenas à fruição e vivência da arte é a grande causa do Container Cultural, afirma Joanita

Além da apresentação da peça nos municípios, o Container vai colocar à disposição da população um acervo de livros sobre arte que foram arrecadados durante uma campanha em Curitiba. Todas as obras serão doadas aos interessados. Os gestores do Projeto também estão em contato com lideranças e empresários do eixo Mercosul a fim de chamar a atenção para a necessidade de suprir as cidades menores com uma programação cultural de qualidade. A equipe do Container Cultural também estimula iniciativas locais na área das artes e um melhor aproveitamento de recursos públicos nessa área, com a orientação a pessoas do município que desejam se tornar multiplicadores de cultura. Estudantes bolsistas terão a chance de participar da montagem do evento na sua cidade, sendo orientados pelos profissionais do Container Cultural.

A arquiteta Paola Burkot já deixou o projeto arquitetônico do container-palco À disposição das prefeitura parceiras, gratuitamente, se elas tiverem interesseem criar algo semelhante, A arquiteta Paola Burkot estará à disposição para esclarecer detalhes sobre como transformar containers em espaços culturais sustentáveis e mais econômicos que a construção convencional.

SERVIÇO:
CONTAINER CULTURAL / QUERMESSE NA PRAÇA CÉU AZUL 51 ANOS
DIA 06.10, ÀS 20H
LOCAL: PRAÇA LUIZ CARLOS
ENTRADA FRANCA