Público lota Praça para receber Tocha Olímpica

Público lota Praça para receber Tocha Olímpica Um momento mágico.

Assim pode ser definido em poucas palavras o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 que passou por Céu Azul, no sábado (2). A população se espalhou pelos doze pontos de revezamento, mas depois do chamado “beijo da tocha” – onde um condutor passa a chama para o outro – se dirigiu para a Praça Municipal Luiz Carlos Ruaro para acompanhar a cerimônia. A estimativa da Polícia Militar é de que cerca de 5,5 mil pessoas estiveram na praça. Marcaram presença caravanas de Vera Cruz, São Pedro e Diamante do Oeste, entre outros municípios vizinhos. Entre as autoridades, presentes no palco, estavam o prefeito Jaime Basso, a secretária de Assistência Social Dilva Basso, o vice-prefeito João Betto e sua esposa Margarida. O secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, também prestigiou o evento em Céu Azul. INÍCIO DO REVEZAMENTO Os anfitriões do fogo foram os alunos do Colégio Estadual Nova União Luciano Vendrusculo, Marcieli Tasca e Flávio Feliciano Lahmann que acenderam a tocha do primeiro condutor: frei Luiz Ceriolli, que foi um dos indicados pelo Município. O pároco repassou a tocha para outro morador de Céu Azul, Paulo Stadler, que foi selecionado pelo patrocinador Bradesco pela sua história de voluntariado na Defesa Civil. A confirmação de dois condutores ceuazulenses na última hora foram as surpresas do dia: Divalzir Machado, aluno da Escola Elemar Adams (Apae) foi indicado pela sua história de vida e superação por Cristiano Schimaniak, que por ter indicado o popular Didi também conquistou a chance de conduzir o fogo olímpico. Outro condutor que representou Céu Azul foi Leandro Albert Oliveira, que trabalha agência local dos Correios. Após passar pelas mãos dos demais condutores de outros municípios, ficou por conta do atleta de handebol sobre cadeira de rodas Diogo Muller os últimas duzentos metros do percurso para levar a Tocha Olímpica até o palco da Praça. Após ele percorrer os últimos metros por um cordão humano que foi formado por escoteiros e seus pais, atletas que representam o município, integrantes do programa Vida Ativa e agentes comunitárias e de endemias, Diogo chegou ao palco. Além de autoridades, Diogo e o fogo foram recepcionados pelos professores Ademir Martelli e João Gilberto Corrêa, que têm uma trajetória voltada à formação de jovens atletas. Para festejar a chegada do fogo simbólico, um show de fogos e uma revoada de balões coloridos que alegraram ainda mais o céu azul, típico de dias lindos de inverno e que dão o tom ao nome da pequena cidade do interior (que foi um dos 22 municípios do Paraná a receber a Tocha Olímpica Rio 2016). ARTE E DIVERSÃO Para animar a festa olímpica, o grupo circense “Nós do Circo” preparou uma apresentação especial, uma encenação da lenda de Prometeu. Um dos mais poderosos mitos de todos os tempos conta a tragédia do titã que roubou o fogo do Olimpo para dá-lo aos homens. Simboliza o eterno combate pela liberdade e o conhecimento. Para encerrar a festa, crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e em camas elásticas. SENTIMENTOS A emoção tomou conta de muitas pessoas que tentaram reproduzir em redes sociais o sentimento de poder ver tão perto dos olhos o fogo olímpico. Conforme escreveu a professora Marinês Bonifácio em seu perfil, não foi um momento qualquer, mas sim serviu para entender o verdadeiro significado do fogo Olímpico, “não só o da união dos povos, dos sonhos, das conquistas, das esperanças... mas da magia. Sim, a magia, porque tudo foi mágico, indescritível, extraordinário. Dirão que é exagero. Exagerado foi o que sentimos em alguns minutos, quando vimos a alegria e emoção dos que conduziam a Tocha. O brilho nos olhos das crianças. A solidariedade em ajudar um amigo especial a fazer parte do espetáculo, e por sua tamanha generosidade ser contemplado também. O exemplo de superação de um menino, de reinventar-se e fazer da sua perda uma vitória, um sucesso, um recomeço. Sim, a Tocha Olímpica tão mal falada nesses dias, cumpriu seu papel com maestria e nos deixou um grande legado em apenas alguns minutos...”