Poda e Enxertia de Uva foi tema de tarde campo

A tarde chuvosa da quarta-feira, 23, atrapalhou mas não impediu a realização da tarde de campo de Poda e Enxertia de Uva, realizada na propriedade de Gabriel Parizotto, na Linha Rio 13, zona rural de Céu Azul. O evento que foi uma realização da Biolabore com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, foi conduzido pela engenheira agrônoma, Daniela Zigiotto. Clima, tipo de solo favorável e adubação necessária no plantio das mudas e cavalo, formaram o ideário apresentado aos 17 produtores presentes.

Outro ponto abordado foi o sistema de produção, no caso da propriedade onde foi realizado o evento, o sistema é o “barrigudinha” conhecido como espaldeira, que facilita o trabalho (veja fotos), diferente daquele em que o produtor tem que trabalhar com a cabeça voltada para cima. Parizotto que vem ampliando o cultivo ano a ano produz hoje 4 variedades. O produtor cultiva atualmente 9 linhas de Niágara Branca, 7 de Niágara Rosada, 4 de Isabel Precoce e 1 da Bailey, todas usadas para o consumo in natura, mas com aptidões para o vinho. As características de cada variedade foram discutidas.

Com relação a adubação, embora muitos acreditem que só se faz necessária no momento da implantação do parreiral, Daniela alerta que, inclusive usando o exemplo da propriedade de Parizotto, a adubação verde vem dando ótimos resultados. Além de manter as plantas daninhas controladas, faz a cobertura do solo e mantém a umidade, protegendo da incidência dos raios solares e favorecendo inclusive a proliferação de microrganismos.

Na parte prática várias questões foram apresentadas, como o número de gemas deixar na poda e a melhor época. Como tratar a videira para favorecer brotação, o calendário biodinâmico, que leva em conta a lua, fizeram parte da abordagem. Outro ponto importante foi a barreira ao redor do parreiral para evitar a incidência direta de defensivos agrícolas, desmitificando assim que onde há cultivo de lavouras não dá frutos. Mesmo com a chuva atrapalhando a prática, na avaliação de engenheira Daniela, foi um evento onde vários dúvidas foram esclarecidas.