Grupo de teatro Pequena Gota encena ‘O Reizinho Mandão’

O grupo Pequena Gota apresentou a peça nos dias 23 e 24 de junho no anfiteatro, para alunos da rede municipal de ensino do Maternal até o 3° ano. O projeto foi parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o grupo de teatro da Fundação Cultural de Céu Azul.

Esta apresentação faz parte de atividades sugeridas pela Semed para serem desenvolvidos nas escolas e centros municipais de educação infantil (Cemei). A obra ‘O Reizinho Mandão’ de Ruth Rocha foi trabalhada no primeiro bimestre com o apoio da professora Dalila Pereira da Silva, que coordena o grupo teatral Pequena Gota.

Além do aspecto cultural, o teatro permitiu abordar de forma lúdica alguns temas como respeito, bondade, humildade e obediência à autoridade dos pais, entre outros.

O REIZINHO MANDÃO

E para quem não conhece, aí vai um ‘resuminho’ da obra: A obra da escritora Ruth Rocha retrata a história de um reizinho mandão (que no fundo era um menino mal-educado e mimado) mandava todo mundo calar a boca. De medo, as pessoas calavam. E calaram tanto que esqueceram como falar. Sério, ninguém mais no reino sabia dizer nada.

O reizinho ficou culpado e triste (porque imaginem que chato um lugar onde é impossível conversar...) e foi atrás de um sábio que vivia no reino vizinho para ver se ele tinha algum conselho, alguma ideia sobre o que fazer para que as coisas voltassem ao normal.

O sábio disse que ele teria que bater de porta em porta até encontrar uma criança que ainda lembrasse como se fala. E lá foi o reizinho mandão, de casa em casa, sem saber se aquilo iria dar certo.