A primeira oficina dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizada em Céu Azul, conduzida pela representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Talitha Aquino, fez parte da agenda do Projeto Oeste 2030. O trabalho busca fomentar uma rede comprometida com o desenvolvimento sustentável.

A oficina foi aberta pelo prefeito Germano Bonamigo que lembrou da importância dos projetos desenvolvidos pela Binacional em Céu Azul e da relevância das ações que contemplam os ODS. Aldemir Guerino, representante da Diretoria de Coordenação da Itaipu no evento, disse que hoje Céu Azul é referência no desenvolvimento da ações com a hidroelétrica.

De acordo com Talitha Aquino, muitas ações que estão sendo desenvolvidas já podem compor o banco de dados do Programa Cidades Sustentáveis, faltando somente cadastrar estas ações. O secretário de Meio Ambiente Luiz Alberto Colleoni, disse que uma nova oficina deverá ser realizada em Céu Azul no dia 14 de maio. “A finalidade é envolver um maior número de lideranças possíveis, tendo em vista que os ODS envolvem praticamente todos os setores representativos da sociedade”, lembrou

Em conjunto os ODS configuram a Agenda 2030, uma estratégia dos países para enfrentar, até 2030, os principais problemas que afetam a humanidade, como as mudanças climáticas, a fome e a miséria, a contaminação dos ecossistemas, o esgotamento das fontes de água potável, entre outros.

SÃO ELES:

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição; 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos; 4. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; 5. Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade; 6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água; 7. Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável; 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável; 9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva; 10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles; 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes; 12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentável; 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima; 14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos; 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável das florestas; 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável; 17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global.