Secretaria de Saúde organiza novas oficinas de Saúde Mental em Céu Azul

A Secretaria de Saúde de Céu Azul já vinha mantendo em 2017 um grupo voltado ao atendimento da saúde mental. Neste ano, além do Grupo Saúde na Família, destinado a fortalecer a função protetiva da célula familiar (veja detalhes abaixo), dois novos grupos estão sendo criados: Grupo de Suporte às Famílias com Dependência Química e Grupo de Dependência Química.

As três oficinas, com foco na saúde mental, serão desenvolvidas com encontros quinzenais com duração mínima de uma hora e trinta minutos, na sala de reuniões da Secretaria de Saúde, sempre às 14h00. Todas as informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3266-1687, ramal 231.

GRUPO SAÚDE NA FAMÍLIA
Com o objetivo de fortalecer a função protetiva da Família e prevenir o adoecimento, fortalecendo a vinculação familiar e comunitária, contribuindo para melhoria da qualidade de vida. Dar suporte as famílias que tenham entre seus membros pessoas em sofrimento psíquico, tornando-os mais aptos a lidarem com as dificuldades do adoecimento, atender o sujeito inserido nas suas diferentes relações.

GRUPO DE SUPORTE AS FAMÍLIAS COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
Este projeto tem por objetivo prestar apoio às famílias do município que têm problemas decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas, sejam estas licitas ou ilícitas. Considerando que a família torna-se codependente, adoecendo e encontrando grandes dificuldades em lidar com a dependência química em seu meio familiar. É um fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para as partes envolvidas. 

GRUPO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
Objetivando tanto o fator de prevenção quanto o de atendimento às pessoas em uso e abuso de substâncias psicoativas, sejam estas licitas ou ilícitas. Repassar orientações a respeito das comorbidades decorrentes do uso e abuso de drogas, bem como das consequências sociais e familiares a que estão expostos enquanto dependentes químicos. Criar condições para que possam obter apoio ao controle e ao uso de drogas visando a recuperação e tornando-os protagonistas de sua história, fortalecer os mesmos para lidarem com a doença e tornarem-se adictos.