Saúde divulga números de mutirão nas UBS

A Semana Mundial da Saúde foi comemorada em Céu Azul com um mutirão realizado nas 5 Unidades Básicas de Saúde entre os dias 3 e 7 de abril. As atividades tinham como público alvo aqueles que enfrentam dificuldades, em horário normal de trabalho, em procurar os serviços de saúde, sobretudo os relacionados a prevenção. Os trabalhadores tiveram a oportunidade, em horário estendido, das 17h às 21h, de acesso a uma série de atendimentos nas unidades do Centro, Nova União, Boa Vista, Bairros União e São Cristóvão.

No total foram mais de 400 atendimentos que geraram 1.450 procedimentos, entre atendimentos odontológicos (93); agendamento de preventivos (105); mamografia (84), exames (271); testes rápidos - HIV, sífilis e hepatites - (520). A programação contou ainda com palestras sobre câncer e tabagismo. A Vigilância Sanitária participou levando o conhecimento do consumo saudável de alimentos. Nas escolas o trabalho centrou nas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e sua prevenção.

“O balanço é altamente positivo e o resultado pode ser medido nos números alcançados”, afirma Verônica Ribeiro, secretária da Saúde. Segundo ela, as atividades foram planejadas com base nas necessidades da população. Outro ponto a ser observado foi o envolvimento dos servidores no desafio de levar o atendimento em horário especial, o que acabou gerando a satisfação e o entusiasmo em prestar um serviço de qualidade atendendo a expectativa dos usuários. A secretária lembra que “o usuário com acesso a serviços preventivos adoece menos”.

O prefeito Germano Bonamigo acompanhou o atendimento nos Bairros União e São Cristóvão. “Ver os servidores trabalhando motivados e a população procurando e sendo atendida, foi uma satisfação. Os desafios do atendimento de qualidade à atenção básica de saúde são sempre grandes. Temos consciência que ainda temos muito a fazer pela saúde pública de Céu Azul”, afirma.