Regional de Saúde avalia ações contra a dengue

A equipe da 10ª Regional de Saúde esteve em Céu Azul na tarde desta quinta-feira (17) para realizar o monitoramento e a avaliação dos trabalhos realizados no combate a dengue pelo Município durante os últimos seis meses.

Os técnicos da 10ª Regional conversaram com a atual secretária de Saúde Neusa Bazan e com a futura, Verônica Ribeiro; com o prefeito eleito Germano Bonamigo; enfermeiras da atenção básica; agentes de endemias e com membros do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com Neusa Bazan, os técnicos da 10ª Regional de Saúde ficaram satisfeitos com o trabalho realizado no município de Céu Azul e com a programação de metas para o próximo ano para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “A avaliação dos técnicos foi bastante positiva, mas nem por isso podemos baixar a guarda contra o mosquito”.

Segundo a coordenadora de Endemias, Leunilda Ahlmann, o município cumpriu praticamente todos os critérios exigidos pela Secretaria de Saúde do Estado. “Esse é o reflexo do trabalho de toda a equipe de Saúde e também da população que tem atendido aos chamados e colaborado para que os números da dengue não sejam tão assustadores como os registrados em municípios vizinhos”.

MUTIRÃO

Para evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti – o transmissor da dengue, da febre chikungunya e da Zika – o trabalho da equipe de Saúde tem sido constante. “Com a ajuda da equipe do Pátio de Máquinas, realizamos mensalmente a coleta de entulhos e de materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, destacou Leunilda.

Em função da proximidade das férias e final de ano, neste mês de novembro, as equipes estão realizando o último mutirão de limpeza do ano. A coleta já passou pelos bairros Boa Vista/Imperial, Industrial, União/Carumbé, Parque Verde e São Lucas. Nos próximos dias as equipes irão realizar o mutirão de limpeza no São Cristóvão (21 e 22/11); Iguaçu (23-25/11) e Centro (28-30/11).