Palestra sobre agrotóxicos encerrou programação do Outubro Rosa

A palestra “Uso do agrotóxico e seus impactos na saúde”, proferida pela médica Lilimar Mori, da Vigilância Epidemiológica – 10ª Regional de Saúde –, encerrou a programação do Outubro Rosa em Céu Azul. A tarde chuvosa da quinta-feira (26/10) pode até ter atrapalhado um pouco, mas não tirou o brilho do evento que reuniu um bom número de pessoas no salão paroquial. Em sua palestra, Lilimar Mori, não falou somente da relação do agrotóxicos com a incidência do câncer, mas apresentou um visão abrangente dos problemas que a intoxicação química provocam na saúde.

O evento mobilizou várias equipes. A Uopeccan enviou pessoal que, além de algumas avaliações, fez orientações e agendamentos de mamografias. NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Vigilância em Saúde, Clube do Vovô e Vida Ativa, apoiaram o evento. A Mary Kay (cosméticos), agraciou as mulheres com maquiagens. O prefeito Germano Bonamigo, a secretária de Assistência Social, Naci Bonamigo e o vereador, Telmo Cardoso, prestigiaram o evento.

A Secretaria de Saúde desenvolveu uma programação que buscou envolver o maior número possível de pessoas, durante todo mês de outubro, no movimento que tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com este foco bem definido, todas as unidades de saúde atuaram no sentido da conscientização e realização de exames preventivos. O apelo era para que todas as mulheres ceuazulenses reservassem um tempo em suas agendas para cuidar de seu bem-estar.

A secretária de Saúde, Veronica Ribeiro, lembra que o atendimento especial, com agendamento de mamografias, coletas de preventivo e orientações, envolveu todas as equipes de saúde que trabalhou em horários especiais, estendido até as 20 horas. “Com isso buscamos melhorar a acessibilidade das mulheres ao serviço. Nossas equipes tiveram um envolvimento exemplar na programação”, enalteceu a secretária.