Hospital conquista Certificado de Entidade Beneficente

A Portaria 1.215/2017, do Ministério da Saúde, que concedeu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), para Fundação de Saúde de Saúde de Céu Azul (FUSCA), que administra o Hospital Bom Samaritano, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17. Anteriormente o CEBAS, era conhecido como certificado de filantropia.

Há vários anos a entidade vinha tentando a certificação que concede uma série de benefícios. O trabalho de regularização da documentação, que fez parte do processo, contou com o empenho do deputado federal Evandro Roman. O prefeito Germano Bonamigo esteve pessoalmente várias vezes na Superintendência do Ministério da Saúde em Curitiba para tratar do assunto.

Laurindo Tasca, presidente da FUSCA, disse que a entidade ainda está buscando informações mais detalhadas de todas as vantagens da Certificação. O que é certo, segundo Tasca, é que a parte patronal do recolhimento mensal ao INSS, em torno de R$ 4.000,00/mês, será isento. Somente nesta despesa serão algo em torno de R$ 50 mil/ano em economia.

Mas o leque de possibilidades que se abriu, como a conquista de recursos federais e estaduais para investimentos, é um dos pontos mais comemorados por todos que se envolveram no processo. Um dos canais para busca de recursos são as emendas parlamentares, que podem ser destinadas para reformas, adequações e até mesmo para custeio do Hospital Bom Samaritano.