Céu Azul monitora pacientes com suspeita de dengue

Quatro pacientes estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde de Céu Azul suspeitos de terem contraído dengue. Três deles são moradores do centro da cidade e outro do Bairro Industrial. O alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, verificado na cidade, pôs em alerta as autoridades de saúde que agora aguardam o período certo para o resultados dos exames, que podem confirmar ou não a doença nestes pacientes.

De qualquer forma fica o alerta para a população que, desde a semana passada, está sendo chamada a eliminar os focos de criação do mosquito. Há mais de 10 anos o Município não apresentava um índice tão alto de infestação, medido pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti - LIRAa, hoje em 2,70.

O grande receio, se forem confirmados os casos suspeitos, é a transmissão da doença por meio do mosquito, visto o alto índice de infestação. Todos os pacientes viajaram recentemente para outras regiões. Mato Grosso do Sul, Foz do Iguaçu, Cascavel e cidades de Santa Catarina, estavam nos roteiros das viagens dos pacientes em suspeição.

As condições climáticas, com chuvas seguidas de sol forte, tem criado um ambiente propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor que transmite, além da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela. As agentes de endemias, além do trabalho rotineiro que fazem para o controle de infestação, nos últimos dias, estão redobrando a atenção.

CUIDADOS: Tampar caixa d´água e cisternas, cobrir com areia os vasos de plantas, limpar calhas e eliminar do quintal tudo que pode servir de criadouro para o Aedes, fazem parte dos cuidados mínimos que o cidadão deve adotar. Os entulhos podem ser depositados em frente às residências que equipes da Prefeitura farão o recolhimento em todos os bairros da cidade.

SINTOMAS DA DENGUE: Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal. AS PESSOAS PODEM TER: Dores locais: nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos. TIPOS DE DOR: forte nas articulações. No corpo: febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor. TAMBÉM É COMUM: dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea.

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO COM SEUS AMIGOS PELO FACEBOOK E WHATSAPP - Contamos com sua colaboração!!!