Céu Azul em débito com Hemocentro

Saúde vai disponibilizar estrutura para doação espontânea – O projeto “Captação de Doadores de Sangue nos Municípios de Abrangência da 10ª Regional de Saúde”, idealizado pelo Serviço Social do Hemocentro Regional de Cascavel, foi apresentado em reunião realizada na terça-feira (11/). Diante dos dados, que revelam que Céu Azul tem um débito de aproximadamente 4 mil doadores, a Secretaria Municipal de Saúde abraçou o projeto. Uma parceria firmada entre as entidades tem como objetivo o recrutamento de doadores, por meio da doação espontânea, para auxiliar na manutenção do estoque regular. A apresentação foi feita pela assistente social do Hemocentro, Eliane Vignatti Avancini, aos agentes comunitárias de saúde de Céu Azul. Tânia Dário, assistente social da Secretaria de Saúde, informa que os agentes auxiliarão no recrutamento de doadores, com o apoio do Serviço Social e da Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Uma das primeiras ações é iniciar a captação de doadores, que vai alimentar um banco de dados. Mensalmente será disponibilizado transporte para o deslocamento até o Hemocentro Regional de Cascavel onde o procedimento é realizado.

A população de Céu Azul tem usado o estoque do Hemocentro e não tem doado o suficiente para repor, gerando assim o déficit. “Infelizmente não são todos os pacientes que conseguem doadores para a reposição”, enfatiza Eliane. “Doando sangue você ajuda a salvar vidas”, disse. Com apenas uma doação pode-se salvar a vida de até três pessoas. “Procure a sua Unidade de Saúde ou o Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde de Céu Azul e cadastre-se”, apela Tânia Dário.