Campanha alerta sobre os riscos do benzeno

A Vigilância Sanitária de Céu Azul realizou campanha sobre os riscos da exposição ao benzeno, substância contida na gasolina. O objetivo foi alertar donos de postos de combustíveis, frentistas e clientes sobre os perigos de contaminação pelo benzeno, que é altamente cancerígeno.

Tanara Jahn, médica veterinária da Vigilância Sanitária, lembra que o dia 05 de outubro foi comemorado o Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno. No material didático distribuído (confira as imagens), uma série de alertas de como proceder quando se manipula a gasolina. Um dos apelos é: “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!”

Ao abastecer além do limite do automático, frentistas e clientes expõem-se ainda mais aos vapores da gasolina que contém diversas substâncias químicas, invisíveis aos olhos, mas extremamente perigosa a saúde. Para cada mil litros de gasolina comercializados nos postos de combustíveis, 1,3 litro evapora durante o abastecimento.

As ações foram focadas na questão do abastecimento consciente, ao chamar a atenção do frentista para o risco de abastecer os veículos após ser acionada a trava de segurança da bomba de combustível.