O Projeto Piloto voltado para crianças de 0 a 12 anos da rede municipal de ensino com encaminhamento médico via SUS, já está em andamento na APAE de Céu Azul oferecendo atendimentos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Psicologia.
Com a grande procura de pacientes para atendimento multidisciplinar com diagnósticos de síndrome do espectro autista, a secretaria de Saúde realizou um chamamento público que viabilizou essa atenção especial para as crianças com este diagnóstico.
O projeto teve início no final de janeiro de 2023 e inicialmente foram realizadas avaliações com 62 crianças que estavam aguardando na fila de espera. A equipe multidisciplinar faz as avaliações e encaminha para os atendimentos necessários visando a particularidade de cada criança.
A secretaria de Saúde através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (CISOP), oferta as consultas através de clínicas conveniadas do município, entretanto estas parcerias ainda não se mostravam suficientes para atender a grande demanda.
A secretária de Saúde Laise Deline Sperotto do Prado afirmou que ampliar este atendimento era um anseio da administração. “ Desde o início da gestão tínhamos uma preocupação muito grande em promover avanços neste segmento. Essa carência nos levou a buscar alternativas para ofertar mais este atendimento às crianças”, afirmou a secretária.
Feito a partir de um chamamento público, o contrato firmado com a APAE prevê o repasse via Secretaria de Saúde de R$ 160 mil reais ao ano para pagamento dos profissionais que realizam os atendimentos.
Os atendimentos são realizados na estrutura da APAE nas terças e quartas feiras e para mais informações é necessário procurar a secretaria de Saúde.
Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.