Foi em 1970, era mês de março.
O sr. José Fontana, residente em Erechim RS, procurou o Pároco frei Danilo Biasi, recém empossado na paróquia católica São José Operário de Céu Azul. Sua intenção era doar uma parte de mato, onde existe um paredão de pedra de aproximadamente 200 metros de comprimento, que poderia servir de uma gruta em honra a Nossa Senhora de Lourdes, de quem era devoto.
Fez então a proposta de doação da área de 36.300m2 à Paróquia São José Operário para que esse objetivo fosse alcançado.
Em junho de 1970, frei Danilo Biasi, com alguns membros do Conselho Paroquial: Ricieri Catafesta, Reinaldo Biazus, entre outros, foram para Toledo conversar com o bispo diocesano, Dom Armando Cirio. A ideia logo foi acatada e de pronto receberam a autorização para doação e início da construção.
Depois dos trabalhos iniciais de limpeza no entorno da parede rochosa, foi celebrada a primeira Missa no local com a presença de moradores circunvizinhos, famílias Zicatto, Baú, Renostro, entre outras.
No I Livro do Tombo da paróquia São José Operário, em sua página número 63, está assentado o seguinte:
“Dia 28 de março de 1971, foi celebrada a primeira Missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Picada Benjamim. Atualmente a área é dos irmãos Darcy Lourenço Zicatto e Élio Zicatto. Houve grande festa em benefício pró construção da Gruta. Nesta data, na primeira Romaria e Missa, eram pároco, Frei Danilo Biasi, prefeito municipal, Emilio Henrique Gomez e padrinho, Alfredo Pascoal Ruaro.
Na carta de Frei Danilo enviada em 11 de maio de 1971 à José Fontana, dizia: “Dia 28 de março foi realizado o primeiro encontro fraterno em sua querida Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Foi esplêndida a Missa com Primeira Comunhão de 6 crianças da redondeza. De Céu Azul vieram muitos carros e muita gente participou. Foi lindo demais. Todos os domingos famílias vão ao local para rezar e saborear um bom churrasco, passando momentos em contato com a natureza rica e suas belezas. Deus lhe pague”.
No ano de 1971 os irmãos Zicatto: Darcy e esposa Neiva, Elio e esposa Ana, sancionaram o termo de doação com um documento particular assinado pelos irmãos ao Frei Danilo.
No ano de 1980 foi escriturada e registrada pelo então pároco Frei Acelino Mantovani em nome do Instituto Popular de Assistência Social (IPAS). A Paróquia adquiriu mais uma parte de área, atualmente o terreno mede 64.960m2. Aos 17 de abril de 1997 foi transferida do IPAS para a Mitra Diocesana de Foz do Iguaçu pelo pároco, Frei Justino Stolf.
No domingo dia 12 de fevereiro de 2023 acontece a 52ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Lourdes.