Germano participa de Seminário em Brasília

Germano participa de Seminário em Brasília "Vocês não imaginam a crise que vão enfrentar nesses quatro anos. Vamos alertar, vamos mostrar a realidade de forma transparente, sem panos quentes”. O alerta foi do presidente da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski. Germano Bonamigo, prefeito eleito de Céu Azul, participou do Seminário Novos Gestores, promovido pela CNM, com os prefeitos eleitos e reeleitos da região Sul, em Brasília, nos dias 7 e 8 de novembro.

O evento, voltado principalmente aos novos administradores, teve pauta temática sobre gestão de qualidade. O seminário apresentou palestras relacionadas a atuação e capacitação técnica nas principais áreas da gestão pública. Realizou apresentações temáticas sobre as competências e as obrigações dos municípios, o financiamento da gestão pública municipal, as relações com o Congresso Nacional e com o Executivo Federal, a atuação junto ao Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outras. Segundo Bonamigo o encontro serviu para aprofundar o conhecimento das questões municipalistas, especialmente as que envolvem a forte crise que se abateu sobre as gestões públicas. “As previsões são assustadoras. Temos a arrecadação em queda, provocada pela recessão econômica, e as despesas superando as receitas. Esta é uma equação difícil de ser resolvida. De imediato somente cortes nas despesas podem amenizar o problema”, pondera o prefeito eleito. Bonamigo defende que é chegada a hora do gestor provar sua capacidade em administrar e acredita estar preparado para a empreitada que inicia oficialmente em 1º de janeiro. Neste período de transição já foram duas viagens a Brasília, uma a Curitiba e mais um retorno à capital do Estado já está agendado. Em reuniões com futuros integrantes da equipe, Bonamigo tem constatado que a redução dos gastos terão que ocorrer em todas as áreas, observados os índices e limites legais, como educação e saúde. Cauteloso, Bonamigo afirma que a busca de informação, com o conhecimento mais profundo da máquina administrativa, aliada a boas práticas administrativas é o caminho mais curto para a superação da crise. “Fui eleito para resolver e sei que tenho muito a fazer”, avalia o prefeito eleito, que promete manter a população informada acerca da situação.