União Faz a Vida capacita professores

Céu Azul integra o Programa União Faz a Vida há 9 anos. A solenidade de abertura dos trabalhos de 2017, seguido da capacitação dos professores, na segunda-feira (06/2), deu início ao décimo ano da parceria com o SICREDI. A secretária de Educação, Cleonides Wolf da Silva, observa que neste período houve mudanças na forma de ensino, não se limitando somente à apresentação de conteúdos técnicos e métodos desprovidos de significado ou interconexões.

“O que temos hoje é um espaço onde ocorre o desenvolvimento de atividades que possibilitam ao aluno compreender que está inserido num contexto que ultrapassa sua realidade imediata, por vezes repleto de limitações, fazendo-o perceber-se enquanto agente do processo histórico e não mero expectador da realidade que o circunda”, afirma.

O evento reuniu uma centena de professores da rede municipal de ensino que atendem os alunos da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Ensino Fundamental (Anos Iniciais – 1º a 5º ano). Segundo o prefeito Germano Bonamigo, que enfatizou a importância da parceria com o SICREDI para a qualidade da educação no Município, “Nossa administração estará sempre aberta às boas iniciativas de cooperação, sobretudo àquelas que elevem o desenvolvimento da pessoa, tendo em conta o foco principal do Programa, que é o desenvolvimento da cooperação e cidadania”, avaliou.

Os anos iniciais de escolarização são o período onde ocorre o pleno desenvolvimento físico, motor, afetivo e intelectual da criança. O desenvolvimento do Programa A União Faz a Vida possibilita a realização da mediação entre o conhecimento e a criança, por meio de vivências cooperativas, oportunizando, assim, a apropriação com o que de mais elaborado produziu-se ao longo da história nas diferentes áreas do conhecimento.

Participaram da abertura dos trabalhos a Diretora de Programas Sociais do Sicredi, Fátima Ambrósio e os assessores pedagógicos, responsáveis pelo treinamento dos professores, Amauri de Lima, Marcelo Manentti e Edirce Wogt.