Tancredo realiza Feira do Pequeno Empreendedor

A educação empreendedora está inserida no currículo escolar de todas as escolas da rede municipal de ensino – etapa fundamental I – de Céu Azul. Tanto é que o Município recebeu prêmio dias atrás do Sebrae em reconhecimento à adesão de 100% das escolas ao programa.

As ações dentro do Sebrae Educação Empreendedora são constantes nas escolas. Para mostrar aos pais e à comunidade o que foi trabalhado em sala de aula, os alunos do 2º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Tancredo Neves, juntamente com os professores prepararam a Feira do Pequeno Empreendedor. Os alunos puderam vivenciar ao longo de três meses as etapas de trabalho para a montagem da feira.

A turma do 2º ano da professora Taíza Angélica da Costa dos Santos vivenciou a importância do agronegócio e montaram a barraca dos Temperos e Sabores onde comercializaram mudas de temperos e venderam temperos prontos como orégano e açafrão.

A turma do 4º ano da professora Joceni Fátima de Lara montou a Locadora de Produtos Encantos onde locaram a cama elástica, pintura de rosto e contação de histórias.

A turma do 5º ano da professora Marineusa Mariano Dias montou um espaço gastronômico, onde comercializaram na oficina de sabores e cores o espetinho de morango e uva.

Para a direção da escola, professores e todos os organizadores da feira, foi muito gratificante ver nos alunos o empenho e dedicação em atender bem os clientes e também fazer o troco e divulgar seus produtos.

O PROGRAMA

O programa Educação Empreendedora apresenta novas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social), além de incentivar o espírito de coletividade.

Durante as aulas, os alunos aprenderam a dar nome à empresa, calcular valores e fazer a divulgação do produto da mesma forma que uma empresa iniciante faz quando monta um plano de negócio.