Simulado de incêndio mobilizou comunidade escolar

O Simulado faz parte do Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil Na Escola (PBEDCE) que está sendo desenvolvido nos estabelecimentos de ensino do município de Céu Azul (creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental). O foco do Programa é formar os gestores e brigadistas escolares e brigadas escolares, em todas as unidades educacionais da rede municipal, criando uma cultura prevencionista.

O Programa foi implantado neste ano, por meio de um Termo de Convênio celebrado entre o Município de Céu Azul e o Estado do Paraná, por intermédio da Casa Militar e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária. No decorrer do ano foram realizadas as formações teóricas e práticas e a partir deste ano, a cada semestre letivo será realizado um simulado de incêndio.

Na segunda-feira (20/11) professores, funcionários e alunos de todas as escolas executam o Plano de Abandono Escolar, como conclusão do curso que teve 60 horas a distância e mais 8 horas presenciais. As instruções foram repassadas pelos sargentos, Vanderlei e Comarela, do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel.

Cleonides Wolf da Silva, secretária de Educação, lembra que o objetivo está na formação e capacitação dos Brigadistas Escolares Municipais para o enfrentamento primário em caso de sinistro e para que promovam o abandono emergencial da edificação escolar de forma organizada, concatenada e célere, reunindo a comunidade escolar em ponto de encontro externo, observando as condições de segurança.