Programa Brigada Escolar treinou mais de 200 em Céu Azul

Esta foi a última turma do treinamento presencial do Curso de Formação de Brigadas Escolares, ou Brigada de Incêndio. Desta vez com professores e funcionários das Escolas Tancredo Neves e São Cristóvão, realizado na quinta-feira (14/9). Os 210 servidores da Secretaria de Educação, inicialmente, concluíram uma fase à distância (EaD), com 60horas. No presencial foram mais 8 horas mediante instruções práticas, ministradas pelos sargentos Fábio e Vanderlei, do 4° Grupamento de Bombeiros de Cascavel.  O programa visa construir uma cultura de prevenção a partir do ambiente escolar, proporcionando aos alunos e servidores da Educação condições mínimas para o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas em eventos danosos, naturais ou antropogênicos (aqueles causados pela ação do homem).

O município firmou convênio com o Estado que estabelece uma série de obrigações, entre elas a formação de gestores e brigadistas. O programa prevê a instalação de brigadas em todas as escolas do Município. Num segundo momento, conforme esclarece a secretária de Educação, Cleonides Wolf da Silva, obedecendo o que está no convênio firmado, serão feitas adequações nas 9 unidades escolares do município.

Céu Azul tem até 2.022 para adequar as edificações às normas estabelecidas pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, o que vai demandar investimentos consideráveis. O prefeito Germano Bonamigo, acompanhado da secretária Cleonides, do coordenador da Defesa Civil, Paulo Stadler e coordenadores da secretaria de educação, participaram do encerramento do treinamento presencial da última turma. “Este é um treinamento necessário que esperamos nunca precisar usar”, disse Germano, ao agradecer o empenho dos servidores e instrutores.