Entre os objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), estão o estímulo e promoção da matemática nos alunos das escolas públicas e a identificação de jovens talentos para incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, a OBEMEPdivide os alunos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade. O Nível 1 incluiu alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o Nível 2, alunos do 8º e 9º anos; e o Nível 3, alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio.
Na quinta-feira, 24, o Colégio Monteiro Lobato, de Céu Azul, foi destaque na cerimônia de entrega das medalhas 2016 aos alunos da região do Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Além dos três alunos premiados com medalha de bronze, João Otávio Bazzo Zimermann (Nível 1), Willian Baú e Willian Helder Gebauer Junior (Nível 2), a escola teve mais 16 alunos com Menções Honrosas.
O orgulho da direção e professores do Monteiro Lobato pode ser medido pelos números da Olímpiada. Entre os 18 milhões de alunos que participaram da maior disputa do gênero no mundo em 2016, apenas 4.501 receberam a medalha de bronze e 42.482 estudantes receberam menções honrosas. Estes números dão a dimensão do desempenho do colégio. Durante a cerimônia, realizada na UNIOSTE em Cascavel, a diretora Liliane Blauth Baú e os professores, Paulo Britzke de Moura e Eliane Marli Reinheimer Vicente, foram lembrados inúmeras vezes nos pronunciamentos. Eliane foi homenageada pelo desempenho de seus alunos.
De acordo com Liliane, o Colégio Estadual Monteiro Lobato tem um desempenho de destaque na OBMEP principalmente por demonstrar um padrão no ensino da disciplina, que pode ser verificada nas respostas as questões da prova. Os 19 alunos ceuazulenses destaques na Olimpíada estão frequentando o Programa De Iniciação Científica (PIC), destinado aos alunos premiados. O PIC tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. As aulas conduzidas por acadêmicos do curso de Matemática da UNIOESTE são realizadas nos sábados.
Mesmo aqueles alunos que não tiveram classificação na Olimpíada recebem atenção especial, por meio do programa OBEMEP na Escola, coordenado pelo Professor Paulo Britzke de Moura. As atividades extraclasse buscam estimular os alunos na matemática com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões.
ALUNOS CERTIFICADOS COM MENÇÃO HONROSA
Barbara Eloisa Batistel Marques; Bruna Sephany Boito; Ewelyn Maria de Oliveira Camargo; Gabriela Milena de Borba Oliveira; Gisele de Almeida Dias; Guilherme Jarie Manthey; Isabela Lea de Oliveira; Karine Calgaro; Kauan Felipe de Moura; Leticia Aparecida dos Santos; Livia Deitos Padilha; Mailson Wengrat; Paola Gabrielly Baú; Pedro Paulo Evangelista; Rafhaela Zampieri Lourenço; Samuel Vitrio Ferreira