Formação Continuada foca estudos e realizações coletivas

A Secretaria Municipal de Educação está realizando uma maratona de eventos envolvendo toda a equipe de servidores do órgão.

Na quarta-feira foi dia de apresentações de novas equipes, palestra e distribuição de aulas. Já na quinta-feira (02/02) o dia foi dedicado a formação de educadores com o Programa de Formação Continuada.

As atividades relativas ao programa tiveram como tema a “Teoria Histórico Cultural e Educação Infantil Humanizadora: Estudos e Realizações Coletivas”, sob responsabilidade da Professora Doutora Marta Chaves. Foram duas turmas: uma com os professores da Educação Infantil modalidade Creche, outra formada por professores da Educação Infantil modalidade Pré-Escola. Ao longo do aperfeiçoamento haverá o aprofundamento das reflexões acerca da função da Educação Infantil e quanto ao uso de diversificados recursos pedagógicos nas Unidades Educacionais.

Segundo a Doutora Marta, como consequência destas ações, espera-se proporcionar às crianças a apropriação das ciências, das letras, o desenvolvimento das habilidades intelectuais, apreço à arte, ao belo, e ao desenvolvimento das condutas e capacidades humanas como a memória, atenção e concentração, com espírito solidário e coletivo.

Cleonildes Wolff da Silva, ecretária de educação, afirma que: “O Programa de Formação Continuada será a linha de trabalho da Secretaria de Educação. Trabalharemos na perspectiva humanizadora em todas as nossas ações. Além disso, estaremos buscando condições objetivas de proporcionar às crianças da rede municipal de ensino, o contato com o que há de mais elaborado na cultura humana, de acordo com o que a Teoria Histórico Cultural nos propõe”.

Durante o ano letivo o Programa contará com outros profissionais qualificados, sempre supervisionados pela Doutora Marta, para trabalhar na área de musicalização, arte, literatura, portfólio e atelier, incluindo a construção de inspiradoras caixas que contam histórias, músicas e poesias, entre outros. Na abertura do evento, o prefeito Germano Bonamigo, lembrou que a responsabilidade dos gestores com a qualidade da educação é grande. Ele tem afirmado que “manter ou melhorar esta qualidade é um dos grandes desafios da educação de Céu Azul. Terceira melhor do estado”.