Evento reúne 250 servidores da Educação

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (01/02) o primeiro grande encontro com os servidores desta que é a maior secretaria do Governo Municipal. Os 250 colaboradores reunidos na Igreja Matriz tiveram o primeiro contato com a nova equipe de diretoras e coordenadoras que compõem o quadro.

Na programação do dia de trabalho, no período da manhã, uma mútua apresentação: o prefeito Germano Bonamigo, com a secretária de educação, Cleonides Wolf da Silva, deram as boas-vindas a todos que retornavam ao trabalho, com a apresentação da nova equipe de diretoras e coordenadoras da SEMED. Um dos pontos altos do evento, ainda pela manhã, foi a palestra “Conversas Inteligentes & Relacionamentos Saudáveis”, com Eliane Bringmann (veja box abaixo). Já o período da tarde foi reservado para a distribuição de aulas para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

“Foi uma oportunidade para contemplar todo o quadro que faz da educação de Céu Azul uma das melhores do Estado do Paraná”, declarou o prefeito, citando a nota 7,4 alcançada pelo município em 2015, no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a terceira melhor do estado, ultrapassando, inclusive, a meta projetada para 2021. Germano acredita que “manter ou melhorar esta qualidade é um dos grandes desafios da educação de Céu Azul”.

A nova secretária, Cleonides, que depois de 31 anos de magistério assumiu o comando da SEMED, ao final do evento, fez uma avaliação positiva: “O grupo está entrosado, animado e unido”. Segundo a secretária, lembrando a posição do município no “ranking” do Ideb, “foi mérito de cada um que dedicou parte de sua vida, com responsabilidade e comprometimento profissional. Mas certamente ainda há muito a conquistar. Espero, sinceramente, poder dar minha parcela de contribuição neste sentido”, declarou.

Participaram ainda do evento, a primeira dama, secretária de Assistência Social, Naci Bonamigo, o vice-prefeito Marciano Boaroli e representando a Câmara Municipal a vereadora, Claudete Maranhão.

- BOX -

A PALESTRA

Conversas Inteligentes & Relacionamentos Saudáveis

Proferida pela Eliane Bringmann, consultora em gestão estratégica e de pessoas, abordou tema com base em pesquisas avançadas, neurológicas e congnitivas, que descobriu uma nova inteligência: a conversacional. Segundo Eliane, “uma conversa não é só troca de informação; pode ser dinâmica, interativa, inclusiva e impactar na qualidade dos relacionamentos, na produtividade e na saúde”. Ela desafia as pessoas observarem o quanto os conflitos, separações, desafetos, atos de violência, angústia, etc. tem como causa raiz a incapacidade de se estabelecer uma boa conversa.

“Saber conversar é uma competência ímpar para o mundo atual (mutante, veloz, altamente exigente e intolerante) que requer uma liderança colaborativa, capaz de construir confiança, engajar pessoas e encorajar a contínua reinvenção de relações, carreiras e negócios”, afirma a palestrante. Eliane assevera ainda que “para desenvolver a inteligência conversacional é vital entender os pontos cegos como: supor que o outro vê, pensa e sente como você; se apegar ao seu ponto de vista; ignorar que o medo e a desconfiança afetam o modo de interpretar a realidade; reconhecer a incapacidade de sentir empatia quando estamos desgostosos ou com medo; e supor que o significado do que é dito está em quem fala e não em quem escuta”.

“Uma conversa capaz de gerar ressonância positiva, a ponto de se sentir bem, acolhido e respeitado demanda: interesse genuíno pelas pessoas; escuta ativa; empatia; ajudar o outro a se ajudar (gerar opções); focar nas soluções; estar aberto a aprender sempre, com qualquer pessoa, em todo lugar”, assegura.