Educação Empreendedora terá continuidade em 2017

Céu Azul implantou o programa de Educação Empreendedora no ano de 2015, em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino (1º ao 5º anos). Naquele ano houve a primeira formação aos professores e o início dos trabalhos com os alunos. Na sequência, em 2016, Céu Azul recebeu um prêmio por ter implantado em todas as escolas.

O município é o único do Núcleo Regional de Educação que possui a continuidade deste programa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Monteiro Lobato, o que possibilita que os alunos passem 9 anos dentro do programa.

Na sexta-feira (03/1), o prefeito Germano Bonamigo assinou o Convênio de Cooperação Técnica, celebrado com o SEBRAE, que garante a sequência do programa por pelo menos mais um ano. Neste mesmo dia aconteceu a solenidade de abertura dos trabalhos 2017 e o início da capacitação do corpo docente da rede municipal. O treinamento ministrado pelo SEBRAE, com duração de três dias, está capacitando dois grupos de professores. Um deles, com 45 integrantes, já possuem 100% da formação necessária à aplicação da metodologia e outro grupo de 35 professores que ainda não possuem a formação completa, o que é necessário para o trabalho em sala de aula.

Cleonides Wolf da Silva, secretária de educação, lembra que ao final de cada módulo, os alunos realizam feiras abertas à comunidade onde comercializam os produtos resultados do trabalho realizado em sala de aula. Dentro da proposta pedagógica, que alcança os cinco anos do ensino fundamental da rede municipal está: 1º ano: O mundo das ervas aromáticas; 2º ano: Temperos naturais; 3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano: Locadora de produtos; 5º ano: Sabores de cores.

A solenidade de abertura contou com as presenças de membros do Comitê Gestor do Cidade Empreendedora (programa desenvolvido em conjunto com o SEBRAE e que mantém a Sala do Empreendedor de Céu Azul), Margarida Betto, Laurindo Tasca e Antonio José da Silva. Pelo SEBRAE, participaram do evento e assinatura do convênio: Nara Pick, Gestora do Programa Educação Empreendedora; Adir Mattioni, Gestor de Políticas Públicas e as consultoras Geonice Spilmmann e Olga Tscha. Outra presença foi do novo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Céu Azul, Tiago Albrecht.

O QUE É A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.