Curso com Marcos Meier estimula professores

A Secretaria de Educação de Céu Azul, em conjunto com o Sicredi, por meio do Programa União Faz a Vida, cumpriu na quarta-feira (16/8) mais uma etapa deste que se tornou um dos mais importantes programas desenvolvidos a área educacional em Céu Azul. O Programa busca, sobretudo, desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade.

Marcos Meier é psicólogo, professor de matemática e mestre em educação. É palestrante nacional e internacional sobre relacionamento interpessoal, nas empresas, educação de filhos, formação de professores e psicologia. Meier possui coluna semanal na RPC TV, na qual discorre sobre educação e comportamento. No curso de 3 horas ministrado aos professores da rede municipal de ensino, o psicólogo apresentou o tema “Aprendizagem significativa e a disciplina em sala de aula”.

Trabalhando os conceitos básicos da teoria de Reuven Feuerstein, o foco do curso está numa melhor aprendizagem e maior vontade de aprender por parte do aluno e como aumentar o significado das aulas. De acordo com Meier, a “aprendizagem significativa” está em relacionar a aprendizagem com o que já se aprendeu. “Quando a gente explica algo novo para os alunos, a gente tem que ligar e interligar com todos os outros conhecimentos que ele já tem. É por isso que o professor precisa ter duas coisas: conhecer muito o conteúdo que ele ensina e conhecer muito o aluno a quem ele ensina. Fazendo isso ele consegue interligar o conhecimento para que o aluno perceba significado naquilo que ele está aprendendo”, defende.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Germano Bonamigo que lembrou a importância de ter um corpo docente sempre bem atualizado. Presentes ainda a secretária de Educação, Cleonides Wolf da Silva, a assessora de Programas Sociais do Sicredi, Fatima Valiatti e o gerente local da cooperativa, Adriano Gross.