Céu Azul implanta Programa de Brigada Escolar

Servidores da rede municipal de ensino de Céu Azul estão recebendo treinamento para a implantação do Programa de Brigada Escolar. O município firmou convênio com o estado que estabelece uma série de obrigações, entre elas a formação de gestores e brigadistas. O programa é inédito no País e beneficia mais de 5,8 milhões de pessoas direta e indiretamente, entre profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar.

Cerca de 210 servidores já concluíram parte do treinamento, em sua fase à distância (EaD), com 60 horas e agora iniciaram a fase presencial com 8 horas, mediante instruções práticas ministradas pelos sargentos Fábio e Vanderlei do 4° Grupamento de Bombeiros de Cascavel. O programa visa construir uma cultura de prevenção a partir do ambiente escolar, proporcionando aos alunos e servidores condições mínimas para o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas em eventos danosos, naturais ou antropogênicos (aqueles causados pela ação do homem).

Num segundo momento, conforme esclarece a secretária de Educação, Cleonides Wolf da Silva, obedecendo o que está no convênio firmado, serão feitas adequações nas 9 unidades escolares do município. “Temos até 2.022 para adequar as edificações às normas estabelecidas pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, o que vai demandar investimentos consideráveis”, lembra. O prefeito Germano Bonamigo, na manhã desta terça-feira (23/5), participou da abertura do treinamento presencial da primeira turma com 43 servidores. Outras quatro turmas receberão a capacitação durante este ano.