Campanha contra o Aedes aegypti vai às escolas

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti no município de Céu Azul ocorre em várias frentes. Uma delas é o Mutirão de Limpeza, durante o mês de novembro, com datas definidas para cada bairro para a coleta de entulhos. Em outra estratégia, técnicos da Secretaria de Saúde de Céu Azul estão abordando a questão com as crianças que frequentam as escolas pública municipais.

De acordo com a secretária Verônica Ribeiro, a saúde pública vem atuando de maneira mais incisiva no combate ao vetor (transmissor). A cada ano que passa o Aedes aegypti fica mais perigoso, com a transmissão de outras doenças. Hoje a febre chikunguya, zika vírus e febre amarela, além da dengue, assombram a população e os técnicos que atuam na vigilância ambiental e endemias.

Leunilda Ahlmann, chefe da Vigilância Ambiental, informa que a conscientização da população, com relação a manter lotes e quintais limpos dura o ano todo, mas são nos meses de março e novembro que os esforços são intensificados. Na abordagem com os alunos, foi desenvolvido um jogo de amarelinha, que é uma brincadeira popular entre crianças (veja fotos).

A ideia é que os pequenos se tornem agentes mirins no combate ao mosquito. “As crianças são nossos alvos positivos”, afirma Leunilda. Depois de trabalhar com as crianças, levando a mensagem do combate ao vetor, todas as escolas ficam com um exemplar do jogo (impresso em lona), disponível para que os professores continuem no desenvolvimento de atividades de conscientização.