Caminhada ecológica reúne mais de 500 alunos

A Caminhada Para Sustentabilidade que seria realizada no dia 5 foi transferida devido as fortes chuvas que ocorreram naquele dia. Na manhã desta quarta-feira (14/6) mais de 500 crianças das escolas municipais e estaduais e alunos da APAE, percorreram ruas do centro da cidade portando faixas com os 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O evento que fez parte das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente foi organizado pelas secretarias do Meio Ambiente e de Educação, com o apoio da Itaipu Binacional, por meio do Programa de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3. Além das faixas dos 17 ODS, também foram lidas frases elaboradas pelos alunos da rede municipal de educação, que refletem os trabalhos realizados em sala de aula. Jucelene T. Rech Rios, gestora Municipal de Educação Ambiental, lembra que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são abrangentes porque considera que “o meio ambiente não envolve apenas as questões da natureza, mas sim todo o meio em que estamos inseridos”, afirma. A caminhada foi antecedida por breve cerimônia em frente ao Paço Municipal que contou com a presença do prefeito Germano Bonamigo e dos secretários do Meio Ambiente, Luiz Alberto Colleoni e Cleonides Wolf da Silva da Educação.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Programa de Educação Ambiental da Itaipu objetiva a sensibilização e a formação dos diversos atores e grupos sociais para atuarem na construção de sociedades sustentáveis. Os Gestores Municipais de Educação Ambiental – em Céu Azul: Jucelene T. Rech Rios e Álvaro Rodrigues - são um elo entre Itaipu Binacional e o município, principalmente na articulação e mediação de parcerias que visam beneficiar socioambientalmente os municípios. Juntos com os demais atores, constroem estratégias de fortalecimento de políticas e programas socioambientais, buscando a melhora da qualidade de vida e construção da cultura da sustentabilidade nos municípios da Bacia do Paraná 3.

ODS: 1 – Erradicar a pobreza; 2 – Erradicar a fome; 3 – Saúde de qualidade; 4 – Educação de qualidade; 5 – Igualdade de gênero; 6 – Água potável; 7 – Energias renováveis e acessíveis; 8 – Trabalho digno e crescimento econômico; 9 – Indústria, inovação e infraestruturas; 10 – Reduzir as desigualdades; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 12 – Produção e consumo sustentáveis; 13 – Ação climática; 14 – Proteger a vida marinha; 15 – Proteger a vida terrestre; 16 – Paz, justiça e instituições eficazes; 17 – Parcerias para a implementação.