Céu Azul vai integrar Cidersop

O Cidersop - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Social, Educacional e Cultural Sustentável da Região do Oeste do Estado do Paraná, foi criado ainda em 2009, mas somente agora o município de Céu Azul vai passar a integra-lo. O prefeito Germano Bonamigo, logo que assumiu a prefeitura, assim que tomou ciência da existência da associação, que une sete municípios vizinhos, já manifestava o interesse em aderir.

Conforme decisão em assembleia, realizada no dia 1º de setembro, foi aprovada por unanimidade a inclusão de Céu Azul no consórcio. A adesão ao Cidersop depende ainda de autorização legislativa. Projeto de Lei neste sentido já foi encaminhado à Câmara Municipal.

Com objetivos bem abrangentes, a associação que une os municípios de Vera Cruz do Oeste, Diamante do Oeste, Matelândia, Ouro Verde do Oeste, Ramilândia, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu, tem suporte na Constituição Federal que estimula a cooperação intermunicipal por meio de gestão associada de serviços públicos.

Em 2014 o Consórcio adquiriu um conjunto de usina de asfalto, com capacidade de produção de até 80 toneladas de massa asfáltica por hora. E está justamente aí um dos maiores interesses do prefeito de Céu Azul em integrar o Cidersop. O barateamento nas obras de recape e asfaltamento de ruas, entre outras vantagens, é apontado por Germano como um dos maiores estímulos à adesão.

Acompanhado do prefeito de Vera Cruz do Oeste, Ednei Sgobi, atual presidente da entidade, Germano esteve duas vezes na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. No primeiro encontro os prefeitos acertaram com o secretário Norberto Ortigara a destinação de uma patrulha rural. Já com os detalhes do possível convênio, na quarta-feira (13/9), foi oficializado o pleito. Neste último encontro a delegação estava reforçada com presença do deputado Andre Bueno. O vereador Mário Mittmann integrou a comitiva.

Cada patrulha é composta por escavadeira hidráulica, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador e caminhões. De acordo com Sgobi, o prefeito Germano já demonstrou grande disposição em trabalhar para que o Cidersop cresça e amplie as conquistas. “O Germano é um batalhador e temos a convicção que nos ajudará a fazer de nosso consórcio uma entidade cada vez mais forte”, declarou.