Diversão aliada a responsabilidade social

O que pode ser visto por muitos como irreverente, no fundo é uma ação solidária que resulta da união de amigos que aproveitam um momento de confraternização para pensar nos menos favorecidos, aliando diversão com solidariedade e responsabilidade social.

Assim pode ser definido o Futebol das Meninas Veneno, promovido pelo Bloco Carnavalesco Xacuaia, que acontece sempre nas tardes do domingo de carnaval, no campo de suíço do Parque de Exposições.

O jogo em si nada mais é que uma grande brincadeira, com cenas inusitadas, onde os foliões vestidos de meninas, devidamente maquiadas, promovem um verdadeiro show em campo. Na plateia é possível ver namoradas, esposas, familiares e amigos dos “atletas”, que comemoram cada lance do jogo.

Neste ano o evento reuniu 16 atletas foliões, incluindo integrantes de outros blocos, como o Vixe Nossa. O primeiro jogo foi em 2010 e a intenção era divertir e arrancar risos dos amigos e familiares que fossem prestigiar a pelada. “A ideia deu muito certo e começamos a pensar em algo que, de alguma maneira, fizesse a diferença”, lembra Marcos Hoffelder, que junto com o irmão Mateus, lideram o grupo.

AÇÃO SOLIDÁRIA

Após o jogo o grupo se reuniu no calçadão da Avenida Nilo Bazzo, a exemplo de outros anos, onde promoveu um pedágio beneficente. Para cada R$ 1,00 coletado o Xacuaia põe outro real e total arrecadado foi revertido na compra de 10 cestas básicas. Por se tratar de uma ação social, a agremiação destinou as cestas para a Secretaria de Assistência Social do Município de Céu Azul, que por sua vez vai destinar às famílias cadastradas no CRAS. A entrega aconteceu na sexta-feira (03/3), no saguão da prefeitura. O prefeito Germano Bonamigo, a secretária Naci Bonamigo, com a coordenadora do Carnaval Céu Azul 2017, Marcia Poli, receberam a doação.