Aconteceu na noite da quarta-feira (27), a solenidade de formação técnica das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O Programa formador, “Saúde com Agente” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias.
O prefeito Laurindo Sperotto parabenizou as formadas desejando sucesso na nova atividade. A secretária de Saúde Laise do Prado salientou o empenho de todas formandas que aproveitaram a oportunidade de aperfeiçoamento, promovendo novo avanço no trabalho profissional.
FORMANDAS
Receberam os certificados as formandas, Andressa Martins Hickmann, Bruna Faraon Damaceno, Graciela Natalina do Prado, Juciane Aparecida Rech, Juliana Puerta Back, Lindamir Alhmann, Lucimar Costa, Rosani Carina Rodrigues, Rosemary Aparecida da Silva, Rosineide Soares e Rosangela Walter Freire.
Na cerimônia o prefeito Laurindo esteve acompanhado da primeira dama Iolanda Bazzo Sperotto, vice-prefeito Rui Maccari, secretária de Saúde Laise Sperotto do Prado, diretora da Atenção Primária, Rosângela Franciscato Silva, diretora da Vigilância em Saúde, Dayane Portes dos Santos Silva e da preceptora do curso “Saúde Com Agente”, Samara Moreira Dalmas Byler. Também estiveram presentes da 10ª Regional de Saúde, Maria Vilma Sopchuk e Olivio Saggen.
O curso de Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) Visa formar Agentes Comunitários de Saúde, teórica e tecnicamente, habilitando-os a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos e, aperfeiçoar os processos de trabalho direcionando-os pelos indicadores de saúde integrado a vigilância em saúde.
Já o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE) Visa formar teórica e tecnicamente os Agentes de Combate às Endemias na identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, sejam eles associados a fatores biológicos, econômicos, culturais, sociais, demográficos e ambientais na identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos, com ênfase na promoção da saúde.