A Administração Municipal de Céu Azul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na quarta-feira dia 9 de julho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “20 Anos de SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. O evento reuniu autoridades, representantes de instituições, profissionais da área e a comunidade para discutir e construir propostas voltadas ao fortalecimento da política pública de assistência social.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Laurindo Sperotto, da primeira-dama Iolanda Bazzo Sperotto, do secretário de Assistência Social Hermes Roberto Correa, do presidente da Câmara Municipal Rodrigo Maranhão, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Claudia Loni Blauth da Silva e da palestrante da conferência, a psicóloga Lucimaira Cabreira dos Santos.
Durante a abertura oficial, Claudia Loni realizou a leitura e a apresentação do Regimento Interno da conferência, o qual foi aprovado pelos delegados presentes. Em seguida, a palestrante Lucimaira Cabreira, especialista em Políticas Públicas, mestre em Biociência e Saúde e servidora do município de Cascavel, ministrou uma palestra sobre os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacando os avanços, desafios e perspectivas da política pública ao longo de duas décadas.
As conferências municipais são espaços fundamentais para o debate democrático, a avaliação de políticas públicas e a construção coletiva de propostas que norteiem as ações nos níveis municipal, estadual e federal. A 15ª edição antecede as etapas estadual e nacional, possibilitando ao município contribuir com diretrizes significativas para a consolidação do SUAS.
No período da tarde, foram abertas as inscrições para a participação na Conferência Estadual de Assistência Social. Na sequência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho coordenados, onde discutiram os eixos temáticos e consolidaram propostas com base nas prioridades já levantadas nos encontros preparatórios, realizados em instituições não governamentais e no CRAS.
A plenária final teve a missão de votar e aprovar as propostas oriundas dos grupos. Conforme o regulamento, foram selecionadas até três propostas para o município, uma para o estado e uma para a União.
Ao final aconteceu a escolha do delegado titular que representará Céu Azul na Conferência Estadual que acontecerá em Foz do Iguaçu. A Assistente Social Andréia Strinta foi a escolhida para representante.
A conferência reafirmou a importância da participação social como pilar para o fortalecimento das políticas públicas de proteção social e reforçou o compromisso de Céu Azul com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.