Curso de Manejo de Pastagens reuniu produtores em Céu Azul

Categoria: Agricultura Publicado: Terça, 15 Agosto 2017
O evento promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura se deu justamente num período em que os produtores enfrentam a escassez de pastagens devido as fortes geadas. O Curso de Manejo de Pastagens foi ministrado pelas técnicas da Biolabore, zootecnista Paula Hermes e a engenheira agrônoma Daniela Zigiotto, a 12 produtores rurais de Céu Azul. Na abordagem estava a necessidade de melhorar a qualidade das pastagens, principalmente para o gado leiteiro e a implantação de novos capins com o finalidade de diversificar e facilitar a alimentação do animais. Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer diversos capins e suas atribuições, como porte, indicações (silagem, pastejo ou corte, apropriado para gado de leite, corte ou outros animais). Outras características como época de semeadura ou plantio, adubação, espaçamento, fertilidade de solo, altura de entrada e saída dos animais e quantidade de proteínas e palatibilidade, também foram abordadas. A troca de informações, com a exposição das experiências de cada produtor, as dificuldades enfrentadas em cada propriedade, fizeram parte dos debates. 

O curso apresentou aos produtores o Sistema Voisin, que é um sistema intensivo de manejo do gado e da pastagem. Segundo a agrônoma Daniela, “uma propriedade pequena pode sim se organizar e produzir uma quantidade significativa de leite com baixo custo”. Ela cita o exemplo de um produtor de Toledo, Vilson Derlan, que vem obtendo ótimos resultados com a adoção do Voisin. Uma visita técnica a propriedade de Derlan, com os produtores de Céu Azul, deverá ser agendada para os próximos dias.

“Muitos saíram do curso com ótimas ideias, com as esperanças renovadas em melhorar a produção. Estamos numa fase difícil de produção de leite e carne, devido ao frio que tornou escassa a alimentação”, informou Daniela.

  

Acessos: 202