Viagem a Curitiba redeu bons contatos e recursos extra

O repasse de cota extra do ICMS aos municípios atraiu a Curitiba um expressivo número de prefeitos. Na viagem à Capital do Estado, novos e antigos gestores aproveitaram para fazer uma série de visitas às secretarias e órgãos do governo estadual. Ou em busca de novos recursos ou para verificar a tramitação de projetos em andamento.

O prefeito de Céu Azul, Germano Bonamigo, que já vinha mantendo contatos na capital, mesmo antes de assumir o cargo, valeu-se da viagem para conhecer ainda mais as oportunidades de conquista de recursos para aplicação nas mais diversas áreas da administração municipal.

ASSESSORIA DE DEPUTADOS ABREM PORTAS

O estreitamento das relações com o Governo do Estado depende, na maioria das vezes, de uma boa assessoria dos deputados que representam o município. Nesta viagem, as visitas foram organizadas pelo gabinete do deputado Andre Bueno, que agendou uma série de reuniões. Elio Rusch e Felipe Francischini também fazem parte do time que defende os interesses de Céu Azul em Curitiba. “Estes parlamentares têm compromisso com a população de Céu Azul que votou neles. Como no mundo político a via é de mão dupla, nos cabe agora cobra-los e evidentemente garimpar o maior número de projetos que contemplem Céu Azul”, lembra Germano.

COTA EXTRA DO ICMS

O repasse da cota extra do ICMS rendeu a Céu Azul R$ 1.101.433,03 - de um total de R$ 429,8 milhões distribuídos aos 399 municípios do Paraná. O montante refere-se ao valor do imposto cujo pagamento foi postergado por empresas que investiram no Estado nos últimos anos. São companhias que aderiram a programas de incentivos para atração de investimentos e que, como benefício, passariam a pagar o imposto devido a partir de 1º janeiro de 2018. “Os recursos vieram em boa hora, nesse momento em que os municípios amargam uma queda significativa na arrecadação”, avaliou o prefeito.

Além da solenidade com o governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu, na segunda-feira (16), uma verdadeira maratona de reuniões ocupou a agenda do prefeito nos dois dias (16 e 17). Na Casa Civil, com o secretário Valdir Rossoni, o prefeito tratou da liberação de novos recursos para aplicação na infraestrutura urbana. Na Sanepar os pleitos foram a falta de água que vem incomodando os moradores de alguns pontos da cidade e a liberação de caixas d’água e tubos para manutenção de sistemas de abastecimento do interior do município.

Na Secretaria da Infraestrutura e Logística o assunto foi o pedido de medição e pagamento das obras de pavimentação poliédrica do interior. Já na Secretária de Saúde, a disponibilidade de recursos para aplicação na reforma e ampliação de UBS - Unidades Básicas de Saúde, pode contemplar a possível reativação da estrutura na localidade de Santa Luzia. Na Secretaria da Segurança Pública, o avanço dos crimes contra o patrimônio foi o assunto central. Aumento do contingente policial, nova viatura e assessoria para implantação de um sistema de videomonitoramento (proposta de campanha do prefeito) já tem o aceno da equipe técnica da secretaria.