Reestruturação na saúde será discutida em audiência pública

A restruturação da saúde em Céu Azul, motivada pela necessidade de ampliação dos serviços, está na pauta da Audiência Pública marcada para esta quinta-feira, 03 de agosto. O evento será realizado às 19 horas nas dependências do Centro de Especialidades e é aberto a toda a população. De acordo com a secretária, Verônica Ribeiro, a participação popular é extremamente importante para andamento do projeto. Todas as ações estão sendo supervisionadas, inclusive a audiência pública, pela 10ª Regional de Saúde que tem acompanhado os trabalhos. A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Céu Azul, enfermeira Rosangela Franciscato Silva, esclarece que as mudanças a serem implementadas tiveram como base uma série de estudos. A territorialização do sistema está no foco das modificações, levando em conta uma melhor divisão das áreas de abrangência das equipes de saúde. A melhoria da acessibilidade dos usuários a todo o sistema é um dos objetivos. Atualmente o Município conta com 4 equipes de Estratégia Saúde da Família, com a territorialização será possível a implantação de uma 5ª equipe, no Bairro Iguaçu.

O prefeito Germano Bonamigo, que tem acompanhado de perto as ações dos técnicos, disse que este é um trabalho constante e não tem base em uma única mudança. “É uma mudança levando à outra. Para que lá no futuro nossa população tenha um melhor acesso à saúde, existe uma série de passos que têm que ser dado um a um. A otimização do sistema, uma saúde que trabalhe mais a prevenção e a humanização do atendimento estão no centro dos objetivos”, revela Germano.

CONFIRA COMO SERÁ A DIVISÃO COM A TERRITORIALIZAÇÃO:
PSF 01: Bairro União; Linha Thomazine; Parque Verde; Linha Menegussi e Industrial.
PSF 02: Linha São Francisco; São Cristóvão; Centro e São Lucas.
PSF 03: Boa Vista; Linha Thomazine; Linha Jacutinga; Alto Alegre; Linha Dois de Maio; Linha Tatu Jupi; Nova União; Cantinho do Céu; Marca Eva; Balança Rede e Linha Baggio.
PSF 04: Capela São Paulo; São Lucas; Parque Verde e Centro.
PSF 05: Iguaçu; Picada Benjamin; Santa Rita; Rio Xaxim; Rio das Pedras; Santa Luzia; Lagoa Azul; Linha Rio treze e Linha Dois Irmãos.