Projeto Gol do Brasil da CBF pode vir a Céu Azul

A articulação para que o projeto desenvolvido pela CBF, Gol Brasil, venha para a região Oeste está sendo feita pelo deputado federal, Evandro Roman. A ideia e envolver clubes de futebol, Federação Paranaense de Futebol, Itaipu Binacional e municípios.

Na manhã desta terça-feira (16/01), uma reunião realizada no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu, com representantes de várias entidades, entre elas o Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Cristiano Netto, apresentou o projeto a diretores esportivos e prefeitos. O prefeito de Céu Azul, Germano Bonamigo e o secretário de Esportes, Maiko Metz prestigiaram o encontro.

Entre os objetivos do projeto está o incentivo e democratização do acesso à formação esportiva na modalidade futebol. Um projeto piloto começou a ser desenvolvido, ainda no ano passado, na cidade de Ribeirão Pires, no Estado de São Paulo, com crianças de 6 a 13 anos, estudantes da rede municipal de ensino.

O curso esportivo será realizado por profissionais que serão capacitados pela CBF, utilizando metodologia desenvolvida pela entidade. Depois de selecionar os profissionais da área de educação física, a Confederação ministra um curso de capacitação da equipe técnica. Os detalhes de como se dará o convênio entre municípios, Itaipú, Federação Paranaense e CBF, ainda é objeto de discussão.

O projeto da CBF Social prevê a implementação de sistema que permite aos profissionais envolvidos acompanharem o desempenho dos alunos do Gol do Brasil. Por meio de plataforma digital preparada pela Confederação, serão cadastrados alunos e professores para o monitoramento dos indicadores escolares das crianças, bem como de suas vidas em comunidade e família. A CBF disponibilizará, ainda, cursos de aperfeiçoamento aos professores e acompanhamento das aulas, quer seja presencialmente ou por meio de câmeras instaladas no campo.

O prefeito Germano Bonamigo e o secretário Metz demonstraram interesse no projeto da Confederação Brasileira de Futebol. “O grande prestigio que goza o deputado Evandro Roman junto a dirigentes do futebol no Brasil, por sua atuação como árbitro, está possibilitando trazer este interessante projeto para nossa região”, afirma Germano. Uma nova reunião será realizada no dia 20 de fevereiro na Itaipu, oportunidade que todos os detalhes de como se dará o convênio serão apresentados.