Prefeito Germano assina convênio com Itaipu de R$ 6,2 milhões

Os primeiros contatos com a Itaipu com vistas na retomada dos investimentos da binacional em Céu Azul foram logo nos primeiros meses do mandato. Na sexta-feira (13/10), o prefeito Germano Bonamigo, acompanhado do vice Marciano Boaroli e do secretário, Luiz Alberto Colleoni (Agricultura e também do Meio Ambiente), efetivou a nova parceria por meio da assinatura do convênio que prevê investimento superior a R$ 6 milhões.

Nos objetos do convênio o maior investimento está na pavimentação poliédrica de 11 quilômetros de estradas rurais, em dois trechos. Um de Santa Luzia ao Dois Irmãos e outro da Linha Catafesta (ponte do São Francisco) ao antigo Viveiro Municipal. Entre as inúmeras ações está o investimento na reforma e adequação da infraestrutura do barracão de reciclagem, com 375 m2, e a aquisição de novos equipamentos.

A construção de mais dois barracões de 1.000 m2, cada um, que abrigarão as instalações de uma central regional de reciclagem, no antigo Viveiro e a Recuperação de nascentes, construções de terraços, adequação de estradas, aquisição de distribuidor de dejetos e abastecedouro comunitário, fazem parte do convênio. Outra ação é o cascalhamento da via que beira o Parque Nacional do Iguaçu, entre Céu Azul e Santa Tereza, dentro do projeto de cicloturismo da Adetur, que no futuro ligará Cascavel a Foz do Iguaçu, compõem os objetos.

O convênio foi assinado pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Hélio Gilberto Amaral, prefeito Germano Bonamigo e José Carlos Santini, da Integração Regional. Santini disse que o andamento do convênio, desde os primeiros contatos, foi rápido. Segundo o executivo, a sensibilidade das áreas financeira e jurídica, da Itaipu, ao dar prioridade ao convênio colaborou com a celeridade do processo. O envolvimento de todas as secretarias da administração de Céu Azul com os projetos que integram o convênio é visto com bons olhos por Santrini.

O prefeito Germano disse que o próximo passo será enviar o projeto à Câmara Municipal, para que seja apreciado pelos vereadores e votado o mais rápido possível. De acordo com o prefeito a participação do deputado federal, Evandro Roman, foi decisiva nas negociações com a Itaipu. Nas reuniões (foram mais de uma) realizadas na Itaipu, participaram ainda o superintendente de Obras e Desenvolvimento, Nilton Luiz Kaminski; Meron Haliski, Gestor de Microbacias e Gilmar Eugenio Secco, assistente da Diretoria de Coordenação.