Reunir mais de 200 pessoas para discutir mudanças nos serviços de saúde em Céu Azul, num primeiro momento, pode parecer uma tarefa bastante complicada. O nível de interesse da população em debater novas propostas que envolvem ampliação do atendimento e acessibilidade facilitada, foi colocada à prova na audiência pública, com resposta altamente positiva. As pessoas que foram até o Centro de Especialidades, na noite da quinta-feira (03/8), conheceram o sistema de territorialização e ampliação das equipes da estratégia de Saúde da Família.
O estudo que motivou as mudanças na organização dos serviços de saúde em Céu Azul demandou meses de estudos. Envolveu técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da 10ª Regional de Saúde, que analisaram todo o sistema, considerando as demandas e o geoposicionamento da população. Em resumo, uma nova divisão territorial, que busca a facilitação do acesso com a ampliação de 4 para 5 equipes do Saúde da Família, formaram o cerne da exposição. Técnicos da 10ª RS, expuseram aos presentes todas as estratégias que envolveram as mudanças que começam a ser implementadas.
Com a territorialização as principais alterações estão na abrangência de cada Unidade Básica de Saúde (UBS). O programa considera que cada equipe de Saúde da Família (SF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo que o ideal recomendado é de 3.000 pessoas. Com a reorganização, a equipe que terá a maior abrangência, em número de habitantes, vai atender pouco mais de 2500. A UBS do Bairro São Cristóvão, que deixará de existir, vem trabalhando atualmente com 4.200 pessoas. Com as mudanças (veja tabela abaixo), foi criada a UBS do Bairro Iguaçu que vai funcionar no Centro de Especialidades, com a quinta equipe do SF.
Com a realocação da população do São Cristóvão para a Unidade Central, esta vai ganhar uma estrutura de atendimento melhor. Em substituição a atual farmácia básica, uma completa será instalada, além de uma sala de vacinas, evitando assim deslocamento para outra unidade. A UBS que funciona em prédio novo, inaugurado a pouco tempo, conta ainda com atendimento odontológico e estrutura para atendimento ginecológico. De acordo com a secretária de Saúde, Verônica Ribeiro, a mudança será gradativa e ninguém pode deixar de ser atendido caso se dirija a unidade que não é a sua, mas chegara o momento em que todos devem necessariamente buscar atendimento na UBS a qual pertence.
O prefeito Germano Bonamigo manifestou sua satisfação em ver a audiência lotada, com a população atenta às mudanças e buscando dar sua parcela de contribuição na reorganização do sistema. Com frequência ele percorre as UBSs e tem ouvido a população. “A organização do sistema é uma responsabilidade dos gestores, mas as demandas vêm do povo”, afirma.
CONFIRA COMO FICARÁ A DISTRIBUIÇÃO COM A TERRITORIALIZAÇÃO:
EQUIPE PSF / UBS / LOCALIDADES ATENDIDAS
PSF 01 / UBS BAIRRO UNIÃO: Bairro União; Linha Thomazine; Parque Verde; Linha Menegussi e Industrial.
PSF 02 / UBS CENTRO: Linha São Francisco; São Cristóvão; Centro e São Lucas.
PSF 03 / UBS BOA VISTA: Boa Vista; Linha Thomazine; Linha Jacutinga; Alto Alegre; Linha Dois de Maio; Linha Tatu Jupi; Nova União; Cantinho do Céu; Marca Eva; Balança Rede e Linha Baggio.
PSF 04 / UBS CENTRO: Capela São Paulo; São Lucas; Parque Verde e Centro.
PSF 05 / UBS IGUAÇU (Centro de Especialidades): Iguaçu; Picada Benjamin; Santa Rita; Rio Xaxim; Rio das Pedras; Santa Luzia; Lagoa Azul; Linha Rio treze e Linha Dois Irmãos.