População lotou audiência pública da reestruturação da Saúde

Reunir mais de 200 pessoas para discutir mudanças nos serviços de saúde em Céu Azul, num primeiro momento, pode parecer uma tarefa bastante complicada. O nível de interesse da população em debater novas propostas que envolvem ampliação do atendimento e acessibilidade facilitada, foi colocada à prova na audiência pública, com resposta altamente positiva. As pessoas que foram até o Centro de Especialidades, na noite da quinta-feira (03/8), conheceram o sistema de territorialização e ampliação das equipes da estratégia de Saúde da Família.

O estudo que motivou as mudanças na organização dos serviços de saúde em Céu Azul demandou meses de estudos. Envolveu técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da 10ª Regional de Saúde, que analisaram todo o sistema, considerando as demandas e o geoposicionamento da população. Em resumo, uma nova divisão territorial, que busca a facilitação do acesso com a ampliação de 4 para 5 equipes do Saúde da Família, formaram o cerne da exposição. Técnicos da 10ª RS, expuseram aos presentes todas as estratégias que envolveram as mudanças que começam a ser implementadas.

Com a territorialização as principais alterações estão na abrangência de cada Unidade Básica de Saúde (UBS). O programa considera que cada equipe de Saúde da Família (SF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo que o ideal recomendado é de 3.000 pessoas. Com a reorganização, a equipe que terá a maior abrangência, em número de habitantes, vai atender pouco mais de 2500. A UBS do Bairro São Cristóvão, que deixará de existir, vem trabalhando atualmente com 4.200 pessoas. Com as mudanças (veja tabela abaixo), foi criada a UBS do Bairro Iguaçu que vai funcionar no Centro de Especialidades, com a quinta equipe do SF.

Com a realocação da população do São Cristóvão para a Unidade Central, esta vai ganhar uma estrutura de atendimento melhor. Em substituição a atual farmácia básica, uma completa será instalada, além de uma sala de vacinas, evitando assim deslocamento para outra unidade. A UBS que funciona em prédio novo, inaugurado a pouco tempo, conta ainda com atendimento odontológico e estrutura para atendimento ginecológico. De acordo com a secretária de Saúde, Verônica Ribeiro, a mudança será gradativa e ninguém pode deixar de ser atendido caso se dirija a unidade que não é a sua, mas chegara o momento em que todos devem necessariamente buscar atendimento na UBS a qual pertence.

O prefeito Germano Bonamigo manifestou sua satisfação em ver a audiência lotada, com a população atenta às mudanças e buscando dar sua parcela de contribuição na reorganização do sistema. Com frequência ele percorre as UBSs e tem ouvido a população. “A organização do sistema é uma responsabilidade dos gestores, mas as demandas vêm do povo”, afirma.

CONFIRA COMO FICARÁ A DISTRIBUIÇÃO COM A TERRITORIALIZAÇÃO:
EQUIPE PSF / UBS / LOCALIDADES ATENDIDAS

PSF 01 / UBS BAIRRO UNIÃO: Bairro União; Linha Thomazine; Parque Verde; Linha Menegussi e Industrial.
PSF 02 / UBS CENTRO: Linha São Francisco; São Cristóvão; Centro e São Lucas.
PSF 03 / UBS BOA VISTA: Boa Vista; Linha Thomazine; Linha Jacutinga; Alto Alegre; Linha Dois de Maio; Linha Tatu Jupi; Nova União; Cantinho do Céu; Marca Eva; Balança Rede e Linha Baggio.
PSF 04 / UBS CENTRO: Capela São Paulo; São Lucas; Parque Verde e Centro.
PSF 05 / UBS IGUAÇU (Centro de Especialidades): Iguaçu; Picada Benjamin; Santa Rita; Rio Xaxim; Rio das Pedras; Santa Luzia; Lagoa Azul; Linha Rio treze e Linha Dois Irmãos.