Investimentos de R$ 2,4 milhões são apresentados em audiência pública

A audiência pública faz parte do acompanhamento da aplicação de recursos do Governo do Estado do Paraná nas obras em parceria com o Município de Céu Azul. De acordo com o prefeito Germano Bonamigo, os projetos apresentados refletem o bom relacionamento da Administração Municipal com o Governo do Estado. O evento atraiu representantes das áreas da saúde, educação, assistência social, terceiro setor, setor privado, lideranças políticas e da comunidade que lotaram as dependências da Câmara Municipal na noite da quarta-feira (02/8). A consulta popular está prevista na cartilha de orientação repassada pelo Estado para as prefeituras. A transparência é considerada a condição número um para que as parcerias com a prefeitura se concretize. Dessa forma o prefeito Germano Bonamigo e equipe fizeram a exposição dos projetos, para que a população possa acompanhar e fiscalizar os investimentos.

As conquistas estão direcionadas às áreas do esporte, educação e infraestrutura urbana (veja resumo abaixo). Somente nos seis projetos apresentados, os recursos somam R$ 2.415.000,00, captados por meio de financiamento com a Fomento Paraná, emendas parlamentares e fundo perdido. O Coordenador Regional do Governo do Paraná, para a região Oeste, Eliezer Fontana, representou o governador Beto Richa na audiência.

INVESTIMENTOS:
1) Implantação de Mini Arena Multiuso
Investimento: R$ 280 da Secretaria do Esporte e do Turismo por meio do Programa Paraná Mais Esportes, obtidos via deputado estadual Elio Rusch.
Com essa parceria, o Município cede o terreno para que o Estado instale os equipamentos, que contam com estruturas de alambrados, arquibancadas e gramado sintético e podem ser utilizados para a prática de futebol, handebol, vôlei, tênis, badminton, entre outras modalidades. O gramado sintético das Arenas Multiuso, certificado pela Fifa, conta com um sistema de absorção de impacto feito de borracha de pneu reciclada.

2) Aquisição de kit de materiais esportivos (uniformes e bolas).
Investimento: R$ 15 mil da Secretaria do Esporte e do Turismo, obtidos via deputado estadual José Carlos Schiavinato.
Atualmente, cerca de 400 atletas comandados por sete professores representam o Município de Céu Azul em competições regionais e estaduais. Fornecer uniformes novos e demais materiais esportivos necessários é uma forma de estimular os atletas nos treinamentos e também de reconhecer o desempenho deles em competições nas quais levam o nome de Céu Azul.

INFRAESTRUTURA URBANA
Na área de infraestrutura urbana, o Município vai investir em parceria com o Estado do Paraná, em três frentes de atuação: serão dois projetos de recape asfáltico e mais um projeto de implantação de asfalto.

3) Recape na rua Paulo Wichoski, de Boa Vista até o Bairro União. Ao todo, serão 2,5 km de recape asfáltico.
Investimento: R$ 700 mil, a fundo perdido, obtidos junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, via Programa de Auxílio aos Municípios (PAM II)
A rua que liga o bairro Boa Vista até o centro vem sofrendo ano a ano com a deterioração. Sendo que as operações tapa buracos não estão mais atendendo às expectativas e servem somente como medida paliativa. No projeto, o recape asfáltico vai da rua dos Cedros (esquina com a rua das Perobas), passando ao longo de toda a rua Paulo Wichoski até a rua Iguaçu.

4) Recape asfáltico na Avenida Nilo Bazzo, do trevo do Posto Borssato até a rua Iguaçu, e na rua Iguaçu, da Avenida Nilo Bazzo até a rua Curitiba. Serão aproximadamente 700 metros de recape asfáltico
Investimento: R$ 220 mil a fundo perdido com recursos da Secretaria de Infraestrutura e Logística, via emenda do deputado Estadual André Bueno.
O trevo do Borssato como é conhecido, é um dos principais acessos ao município de Céu Azul, utilizado principalmente por quem vem de Cascavel. O trecho está bastante deteriorado e o asfalto atual não contempla toda a via, somente a parte central. A rua Iguaçu está bastante danificada pelo excesso de fluxo e veículos pesados.

5) Implantação de pavimentação asfáltica contemplando sete quadras. Fechando 100% de pavimentação asfáltica no bairro Iguaçu (Lei já aprovada pela Câmara de Vereadores).
Investimento: R$ 700 mil, com recursos de financiamento do Fomento Paraná.
Serão contempladas cinco quadras na Rua Belo Horizonte (entre a rua Marechal Cândido Rondon até a rua Barão do Rio Branco) e mais outras duas quadras na Rua Imigrantes (entre a Niterói até a rua Professor Daniel Muraro), atrás do Cemitério Municipal.

EDUCAÇÃO
6) Modernização da Rede de Ensino Municipal. Benfeitorias em escolas e cemeis, incluindo reforma, ampliação, adaptações dentro das normas vigentes.
Investimento: R$ 500 mil, recursos de financiamento do Fomento Paraná. Projeto de lei está na Câmara de Vereadores, aguardando aprovação.
A Secretaria de Educação tem um dos maiores orçamentos do Município, contundo mais de 70% dele é destinado à folha de pagamento; já o restante, serve para custear despesas como transporte escolar, alimentação, material didático, entre outros. Assim, não sobram recursos para serem investidos em melhorias na estrutura física das unidades educacionais do Município. Reformas, ampliações, adaptações da estrutura dentro das normas vigentes do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária fazem parte do investimento.