Governo do Estado libera R$ 300 mil para Monteiro e APAE

A solenidade foi na AMOP, em Cascavel, na tarde da quinta-feira (8/02). O prefeito Germano Bonamigo participou na companhia de diretores das instituições.
O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni repassou para 21 escolas da rede estadual de ensino, do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, R$ 3,8 milhões. Os recursos são provenientes do programa Escola Conectada, destinado para a compra de computadores, cabeamento e funcionamento de internet. Outros R$ 600 mil foram repassados para seis APAEs da região e serão aplicados em reformas prediais.

A diretora do Colégio Estadual Monteiro Lobato, Liniane Blauth Baú, não escondia a alegria em receber os recursos que vão permitir a aquisição de uma série de equipamentos de informática. De acordo com a diretora, atualmente a escola não conta com uma estrutura de informática que atenda às necessidades da escola. “Com este aparato todo, agora a gente consegue vislumbrar um cenário diferente para a educação. Isso vem ajudar a dar uma qualidade melhor de trabalho e atendimento pedagógico aos nossos educandos”, comemora Liliane.

Já a diretora da Escola da APAE, Claudia Blauth, disse que o dinheiro é bem-vindo, num momento certo, visto que o prédio que abriga a instituição é antigo e alguns reparos são urgentes. “Até hoje a APAE nunca recebeu dinheiro especificamente para reforma. Os reparos erram feitos com a colaboração da comunidade, com recursos angariados em eventos”, lembra. Com os R$ 100 mil toda a parte elétrica será substituída e o prédio ganhará uma nova pintura interna e externa. O dinheiro será suficiente para aplicação em outros reparos que ainda serão priorizados.

O prefeito Germano Bonamigo lembra que somado ao que a Escola do Campo de Nova União também recebeu recentemente, são quase R$ 500 mil investidos pelo Governo do Estado na educação de Céu Azul na modernização de prédios e tecnologia da informação. “O governador Beto Richa tem se mostrado muito sensível as questões municipalistas. Não tem faltado investimentos do Estado nos municípios”, disse. A comitiva ceuazulense no evento contou ainda com as presenças da secretária de Educação de Céu Azul, Cleunides Wolf da Silva, do presidente da APAE, Jairo Heinemann, da tesoureira do APMF do Monteiro, Noris Zschornack e da diretora da SEMED, Vera Pavanelo.

EQUIPAMENTOS – Os R$ 185 mil destinados para ao Monteiro Lobato chegarão em forma de: 1 laboratório móvel, que pode ser levado para todas as salas de aula, composto por 32 netbooks; mais 3 projetores multimídia; 9 pontos de rede WiFi; 15 desktops (computadores de mesa) e 2 impressoras, além de R$ 13 mil, do fundo rotativo, para investimento em rede lógica.

Presentes: deputado Andre Bueno, presidente da AMOP, Rineu Menoncin, chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, Inez Dalavechia, secretário para Assuntos Estratégicos do Paraná, Edgar Bueno.