Estratégias de atendimento aos usuários de drogas foram debatidas em Céu Azul

A microrregião que congrega Santa Tereza do Oeste, Vera Cruz do Oeste e Céu Azul, reuniu profissionais da saúde, conselheiros tutelares, educadores, entre outros, para a Oficina de Matriciamento com Enfoque na Dependência Química, promovida pelo SIM-PR (Serviço Integrado de Saúde Mental).

O encontro foi na sala de reuniões do salão paroquial, na quarta-feira (18/4) e abordou temas relacionados com o manejo para o trabalho em grupos terapêuticos, abordagem e cuidado familiar e desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular. Técnicos da 10ª Regional da Saúde e do SIM-PR se revezaram na condução da oficina.

De acordo com Aline Barancelli, da 10º RS, o enfrentamento às drogas não é uma tarefa muito fácil. “É um tema bem complicado”, disse. Segundo ela “muitas vezes os profissionais não sabem fazer o manejo desta população porque a grande maioria nega o uso e tem dificuldade de aceitar que a dependência química é uma doença. A gente precisa discutir o tema porque esta população precisa ser atendida” afirmou.

Em Céu Azul o acesso ao serviço de atendimento as famílias e usuários de álcool e outras drogas, pode ser feito em todas as UBS – Unidades Básicas de Saúde. “As pessoas que se utilizam desse serviço [SIM-PR] por um tempo, também precisam ser atendidas pelo município que precisa dar atenção para seus familiares”, afirmou Barancelli.

MATRICIAMENTO
O matriciamento é o suporte realizado por profissionais do SIM PR dado as equipes de responsáveis técnicos e a rede de atendimento de cada município com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações junto aos pacientes de álcool e outras drogas.

O SIM-PR tem como objetivo proporcionar a reinserção social e familiar e exercer o cuidado e a proteção integral ao usuário e seus familiares através dos atendimentos e acolhimentos no SIM PR – Cascavel, promovendo desta forma o bem estar e qualidade de vida.