Escola Leôncio Correa terá sistema de captação de água da chuva

A construção do sistema de captação de água da chuva, em fase de conclusão, na Escola Municipal Leôncio Correa tem nos seus objetivos não somente a economia de água tratada, abastecida pela Sanepar.

O projeto patrocinado em 50% pela Itaipu vem de encontro as boas práticas preservacionistas dos recursos hídricos e, principalmente, demonstrará aos alunos e a população, de maneira prática, uma das possibilidades de otimização do uso da água, contribuindo para preservação ambiental. O sistema tem a capacidade de armazenar até 20.000 litros. O custo total do projeto é de R$ 40 mil.

Atualmente são consumidos, em média, 70 m3 (70.000 litros) de água por mês nas instalações. Grande parte deste consumo é para a limpeza de calçadas, pisos, irrigação e descarga de vasos sanitários. Além da importância ecológica é destacada também a economia financeira que o sistema proporcionará.

A secretária da Educação Cleonides Wolf da Silva, diz que o projeto direciona estrategicamente o aproveitamento da água das chuvas para utilização em atividades onde esta possa substituir a utilização de água potável, além de promover o desenvolvimento da educação ambiental. Mais de 500 pessoas circulam diariamente pelas instalações da escola.