Céu Azul institui o Programa Família Acolhedora

O Município de Céu Azul publicou nesta sexta-feira (16/3) o Edital do Processo de Seleção de famílias para ingressarem no Programa de acolhimento na modalidade Família Acolhedora. O novo programa vai substituir a Casa Lar, para onde as crianças em situação de risco eram encaminhadas aos cuidados das mães sociais.

Este modelo está sendo adotado pela maioria dos municípios com uma série de pontos positivos e que se sobrepõem aos abrigos. No Família Acolhedora as crianças e adolescentes têm um tratamento e um atendimento individualizado, dentro de um ambiente familiar, cercados de cuidados e, principalmente, de carinho, de atenção e de afeto, o que é muito difícil nas instituições.

O processo seletivo vai selecionar 3 famílias interessadas em participar do serviço de acolhimento, destinado ao atendimento de crianças e/ou adolescentes – de zero a dezessete anos – em situação de risco social sob medida protetiva. A família interessada deverá tomar conhecimento do disposto no Edital e certificar-se de que preenche os requisitos exigidos.

INSCRIÇÕES - As inscrições ocorrerão de 19 de março a 06 de abril de 2018, das 08 horas às 11 horas, e das 13h30 às 16h30, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

SUBSÍDIO - As famílias acolhedoras cadastradas terão o direito do recebimento de subsídio financeiro, por criança/adolescente em acolhimento. Os valores variam de acordo com os critérios estabelecidos no Edital. Após a vinculação da família ao Programa, quando não houver criança/adolescente acolhido, a Família Acolhedora receberá, como bolsa-auxílio, o montante referente a ½ (meio) salário mínimo nacional. Nos acolhimentos superiores a um mês, a família acolhedora receberá subsídio financeiro no valor de 01 (um) salário mínimo, para despesas com alimentação, higiene pessoal, lazer e material de consumo. No caso de acolhimento de criança ou adolescente com deficiência ou criança com idade inferior a 36 (trinta e seis) meses completos, o valor recebido per capita será de 01 e ½ (um e meio) salário mínimo nacional vigente.

Para conhecer todos os detalhes do processo seletivo consulte o Edital, publicado no Diário Oficial (nº: 1839) do Município de Céu Azul, no seguinte link: